Alunos da eletiva Palavra como Imagem visitam exposição

28 de agosto de 2019


Em 16 de agosto, os alunos da eletiva Palavra como Imagem visitaram, no Sesc 24 de Maio, a exposição À Nordeste, que reúne 343 obras de 160 artistas. Entre elas, estão trabalhos que marcam a história e a cultura brasileiras, como a tela Os retirantes, de Candido Portinari, as gravuras de Gilvan Samico e os bordados de Leonilson. Gilberto Freyre, Carybé, Cícero Dias, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Glauber Rocha e outros tantos expoentes figuram lado a lado com produções pulsantes de jovens e também renomados artistas da atualidade.

A diversidade de suportes, narrativas e contextos presentes na mostra, que extrapola os limites da arte consagrada com, por exemplo, memes feitos por páginas de redes sociais, dispara reflexões sobre as fronteiras entre as linguagens da arte, entre a arte e a vida, as noções do que é popular e o que é erudito, arte e cultura de massa, nordeste e centralidade. As escolhas feitas pela curadoria da exposição reposicionam nosso olhar sobre o Nordeste do Brasil a partir da indagação: “à Nordeste de quê?”

A visita teve como objetivo central ampliar o repertório dos alunos sobre as possibilidades da arte em suas mais diversas e complexas camadas e permitiu, inclusive, uma nova abordagem de algumas das obras discutidas no curso Palavra como Imagem, agora diante dos trabalhos. Além disso, inaugurou o eixo de estudos do terceiro bimestre, “Arte e responsabilidade social”, que resultará em trabalhos produzidos a partir de questões que atravessam a contemporaneidade.