Alunos da Móbile estudam as experiências do Modernismo e do Concretismo
27 de junho de 2016
No último dia 10, alunos do 3º ano do Ensino Médio visitaram a Casa Guilherme de Almeida e a exposição Rever, sobre a obra do poeta Augusto de Campos, no Sesc Pompeia.
A casa do poeta Guilherme de Almeida foi transformada em museu no final da década de 1970 e, desde então, tem recebido alunos para uma discussão sobre história, literatura e urbanismo, além de oferecer palestras sobre crítica de cinema e tradução, áreas em que Guilherme atuou. Nossos estudantes puderam conhecer o acervo do museu, formado por objetos pessoais e obras de arte, como esculturas e pinturas, algumas delas de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret, oferecidas ao poeta pelos próprios artistas. Os alunos conheceram, ainda, a biblioteca pessoal de Guilherme de Almeida e a relacionaram com o projeto artístico e ideológico do autor.
Aproveitando os estudos sobre as experiências formais de Guilherme de Almeida, que dialogam com as dos demais modernistas, os alunos formaram um repertório que lhes permitiu também estudar a proposta de poesia verbovocovisual do concretista Augusto de Campos. Em visita ao Sesc Pompeia, eles puderam conhecer documentos que revelam o processo de criação desse artista e replicar, de maneira atualizada, algumas de suas discussões.
A intenção dessas visitas foi ampliar os estudos de literatura do século XX propostos pelo curso de Estudos Literários.
Cristiane Siniscalchi é professora de Estudos Literários e Coordenadora de Linguagens do Ensino Médio.