Alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental participam ativamente de assembleia.
5 de abril de 2012
Na Móbile, acreditamos que a cidadania não se aprende somente nas situações de aprendizagem de sala de aula. É um tipo de atitude que se constrói por meio das experiências em que somos levados a agir considerando as consequências de uma ação para o bem-estar da maioria das pessoas e não apenas em benefício próprio. É um valor que se desenvolve por meio de exercícios de convivência, de expressão de ideias, de argumentação crítica, de posicionamento em relação a um problema coletivo.
Em nosso projeto pedagógico, proporcionamos inúmeras oportunidades para que isso ocorra. A assembleia é uma delas. Os alunos do 2º ao 5º ano se deparam com um problema real no início do ano, que é a grande quantidade de crianças que optam por brincar em alguns espaços específicos da escola (quadra coberta, quadra aberta, quadrinha da “Visconde”, mesa de pingue-pongue e “paredão”). Aproveitamos, então, essa oportunidade para envolvê-los numa discussão coletiva para levantamento de propostas a fim de solucionar esse problema. As propostas levantadas com cada grupo são apresentadas no auditório, as crianças argumentam contra ou a favor e, no final, votam.
O resultado dessa experiência se mostra muito positivo: conforme as crianças crescem, aumenta a qualidade da argumentação apresentada para defender uma ideia, os alunos apresentam um respeito coletivo muito grande pela decisão tomada na assembleia e as crianças ampliam seu repertório para formas de participação política nas questões da escola relacionadas à convivência.
Proposta eleita pelos alunos do período da manhã para 2012:
Local | Dia | ||||
2º -feira | 3ª-feira | 4ª-feira | 5ª-feira | 6ª-feira | |
Quadra coberta | 2º ano | 3º ano | 4º ano | – | 5º ano |
Quadrinha | 5º ano | 4º ano | 3º ano | 2º ano | Livre |
Pingue-pongue | 3º ano | 2º ano | 5º ano | 4º ano | Livre |
Paredão – cantina 1 | 2º ano | 5º ano | 4º ano | 3º ano | 2º ano |
Paredão – cantina 2 | 3º ano | 2º ano | 5º ano | 4º ano | 3º ano |
Paredão – lateral da quadra | 4º ano | 3º ano | 2º ano | 5º ano | 4º ano |
Proposta eleita pelos alunos do período da tarde para 2012:
Horário de entrada | |||||
Local | Dia | ||||
2º -feira | 3ª-feira | 4ª-feira | 5ª-feira | 6ª-feira | |
Quadra coberta | 2º e 4º ano | 3º e 5º ano | 2º e 3º ano | 4º e 5º ano | Livre |
Horário do recreio | |||||
Quadra coberta | – | 2º ano | 4º ano | 5º ano | 3º ano |
Quadra aberta | Livre | 4º ano | 5º ano | 3º ano | 2º ano |
Quadrinha | Livre (carimbo) |
Livre (carimbo) |
Livre (carimbo) |
Livre (carimbo) |
Livre (carimbo) |
Pingue-pongue | Livre | 3º ano | 2º ano | 4º ano | 5º ano |
Paredão | 3º e 5º ano | 2º e 4º ano | 3º e 5º ano | 2º e 4º ano | 1ª semana: 5º ano |
2ª semana: 4º ano |
|||||
3ª semana: 3º ano |
|||||
4ª semana: 4º ano |