Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental visitam o “Quintal 7 Cores” e criam os próprios brinquedos

25 de abril de 2016


No 2º ano do Ensino Fundamental, o curso de História e Geografia objetiva a compreensão do brincar ao longo de toda a história da humanidade.

O trabalho começou com uma pesquisa em sala de aula: representando o tempo presente, quais seriam as brincadeiras de que os alunos mais gostam? Em grupos, as crianças tiveram a possibilidade de ir ao pátio e vivenciar a brincadeira escolhida pela maioria.

Na sequência, por meio do quadro Jogos Infantis, de Pieter Bruegel, feito em 1560, os alunos identificaram algumas brincadeiras que continuam atuais e outras que desapareceram com o tempo, reconhecendo, inclusive, algumas que eles haviam escolhido.

Para contemplarmos uma parte desse curso de forma lúdica, as crianças participaram de uma atividade no Quintal 7 Cores – Espaço para Artes e Arteiros, com o objetivo de ampliar os estudos realizados em sala e ressignificá-los.

Utilizando materiais simples, como palitos de churrasco e papelão, os alunos do 2º ano vivenciaram o que era muito comum no passado: a criação do próprio brinquedo.

As crianças percorreram todos os passos para a construção de um “jogo de labirinto”, desde lixar os palitos e planejar um trajeto até escolher as cores de tinta para pintá-lo.

E como a vida não é só trabalho, os alunos também experienciaram um momento de brincadeiras e realizaram um lanche coletivo à sombra das árvores no quintal. A brincadeira possibilita aos seres humanos a capacidade de pensar, imaginar, inventar novas regras e novos palcos.

Acompanhe por meio das fotos o que essa vivência propiciou aos alunos.