Alunos do 2º ao 5º ano fazem assembleia para decidir o uso dos espaços no recreio

6 de abril de 2010


Na Móbile, acreditamos que a cidadania não se aprende somente nas situações de aprendizagem de sala de aula. É um tipo de atitude que se constrói por meio das experiências em que somos levados a agir considerando as consequências de uma ação para o bem estar da maioria das pessoas e não apenas em benefício próprio. É um valor que se desenvolve por meio de exercícios de convivência, de expressão de ideias, de argumentação crítica, de posicionamento frente a um problema coletivo.

Em nosso projeto pedagógico, proporcionamos inúmeras oportunidades para que isso ocorra. A assembleia é uma delas. Os alunos do 2º ao 5º ano se deparam com um problema real no início do ano, que é a grande quantidade de crianças que optam por brincar em alguns espaços específicos da escola (quadra coberta, quadra aberta, quadrinha da “Visconde” e mesa de pingue-pongue. Aproveitamos, então, essa oportunidade para envolvê-los numa discussão coletiva para levantamento de propostas a fim de solucionar esse problema. As propostas levantadas com cada grupo são apresentadas no auditório, as crianças argumentam a favor ou contra elas, no final, votam.

O resultado dessa experiência se mostra muito positivo: conforme as crianças crescem, aumenta a qualidade da argumentação apresentada para defender uma ideia, os alunos apresentam um respeito coletivo muito grande pela decisão tomada na assembleia e as crianças ampliam seu repertório para formas de participação política nas questões da escola relacionadas à convivência.

Proposta eleita pelos alunos do período da manhã:
Propõe-se o uso dos espaços fixando-se uma série por dia, sendo que a quadrinha e o pingue-pongue serão de uso livre na sexta-feira.

Proposta eleita pelos alunos do período da tarde:
De 2ª a 5ª feira, cada série ocupa um espaço. Às sextas-feiras, faz-se um rodízio semanal na quadra aberta, na quadrinha e no pingue-pongue.