Alunos do Ensino Médio realizam o IV Debatendo

19 de junho de 2020


Na quarta edição do Debatendo, a primeira realizada virtualmente, a Comissão de Debates do Grêmio Glória Martini convidou os alunos do Ensino Médio para realizar uma simulação da 73ª Assembleia Mundial da Saúde, com foco na atual crise do coronavírus. Apesar da dificuldade de transpor um debate entre muitas pessoas para o modelo virtual, foi possível organizá-lo com trinta e dois alunos representando países, e mais quarenta assistindo à discussão. A Comissão de Debates realizou essa edição virtualmente dada a urgência da discussão sobre a atual pandemia, tão próxima a todos.

Após preparação interna da Comissão, anunciou-se, com duas semanas de antecedência, o evento a todos os alunos do Ensino Médio, para que pudessem se inscrever e se preparar. Cada aluno debatedor atuou como representante de um país na Assembleia. Para isso, recebeu como material de apoio um Guia de Regras e Procedimentos e um Guia de Estudos, mas cabia a ele pesquisar individualmente as especificidades do posicionamento de seu país em relação ao tema. Os alunos precisaram também escrever um Documento de Posicionamento Oficial (DPO), no qual explicitavam como a nação que representavam se colocava diante do contexto. Enfim, com todos os alunos preparados para o debate no modelo MUN (Model United Nations), o debate ocorreu com êxito.

Em conformidade com os fatos reais, as medidas indicadas pelos debatedores teriam caráter apenas recomendatório, visto que a OMS não tem o poder de obrigar os países a seguir suas diretrizes. Ainda assim, os alunos, como delegados, precisavam considerar tanto os aspectos de saúde, como o estabelecimento do isolamento social, quanto os impactos sociais e econômicos decorrentes, sempre levando em conta a verossimilhança com o real posicionamento dos países.

Ao longo de todo o debate, houve também a presença da imprensa, formada por alunos. Ela tinha como função atualizar em tempo real uma conta do Instagram, escrevendo notícias, reportagens e até gravando entrevistas sobre o que ocorria na Assembleia. Elas podem ser encontradas em @imprensa.debates.

O resultado foi a feitura de uma proposta de resolução, um documento oficial contendo as decisões tomadas e medidas que são recomendadas, incluindo o uso de máscaras e álcool em gel e o fechamento de fronteiras dos países com casos registrados da doença, entre outras ações. Para sua aprovação, foi necessária maioria qualificada, isto é, quando dois terços das nações presentes se posicionam a favor das ações.

Terminada a simulação, os alunos receberam uma devolutiva de seu desempenho, incluindo a distribuição de três menções orais para aqueles que se destacaram durante o debate, tanto pela quantidade de participações quanto pela qualidade da argumentação. Houve também a avaliação individual de cada DPO.

Assim, apesar de certas dúvidas iniciais quanto ao bom funcionamento de um debate on-line, elas foram silenciadas, já que o evento ocorreu de maneira ideal, e todos os participantes puderam desfrutar de uma importante experiência de argumentação. É de se imaginar que a grande maioria dos delegados tenham se sentido satisfeitos com o resultado, e eles voltarão a se inscrever para esse tipo de evento na próxima oportunidade. A própria Comissão de Debates também ficou positivamente surpresa com o resultado, já que o Debatendo ocorreu com poucos problemas e muitos sucessos, o que a leva a considerar a realização de novas simulações nesse mesmo modelo.

Julio Escolástico Siniscalchi é aluno do 3º ano do Ensino Médio e membro da Comissão de Debates do Grêmio Glória Martini.