Alunos do Infantil 4 expõem suas descobertas sobre os animais de jardim
17 de dezembro de 2018
Os animais de jardim fizeram parte do dia a dia do Infantil 4 neste 2º semestre. As crianças se encantaram com a diversidade de pequenos animais encontrados nesse ambiente.
Ao conhecerem alguns desses animaizinhos, elas puderam fazer perguntas, levantar hipóteses, pesquisar, perceber diferenças e semelhanças (em relação aos seus hábitos, à sua alimentação e às suas características físicas) e elaborar respostas a partir das evidências observáveis, desenvolvendo habilidades fundamentais para a aprendizagem.
Fizeram grandes descobertas a partir desse tema de estudo, notando que “a minhoca não pode ficar na luz pra não ficar seca, mora dentro da terra e come saladinha” e que “o grilo tem o corpo, antenas, seis pernas e apêndices!”. Sobre o tenébrio, disseram que o ovo dele não é igual ao da galinha, “porque as galinhas são maiores”, e que a joaninha se parece com esse animalzinho, mas “ela é red e ele é black”.
Os alunos também revelaram o lado cientista quando viram o tatu-bolinha, que “tem anteninhas e vira uma bola que a gente não pode chutar”. “Se ele vê uma coisa grande, vira uma bolinha. Quando vê a gente, fica com muito medo e se esconde na terra.”
Articulando os objetivos das áreas de Ciências, Linguagem e Matemática, nossos alunos construíram a representação, em grupo, de vários animais estudados, descrevendo as características que consideraram mais marcantes e transformando essa aprendizagem em divertidas adivinhas com rimas.
Essa sequência de atividades não parou por aí. Em Inglês, nossos alunos também se dedicaram ao estudo de “Bugs in the Garden”, nomeando características de insetos e aracnídeos, como a “Lady Bug”.
O resultado desse trabalho colaborativo de criação foi exposto, dando às famílias a oportunidade de conhecer um pouco do rico processo de pesquisa vivenciado pelas nossas crianças.