Alunos se divertem com a Matemática

21 de setembro de 2017


Você se encaixa no perfil de um estudante que gosta(va) ou que não gosta(va) tanto de Matemática? No dia 2 de setembro, a equipe de Matemática do Ensino Médio da Móbile promoveu o II Desafio de Matemática, evento no qual professores e monitores buscaram reunir tanto os amantes da Matemática quanto aqueles estudantes que não apreciam tanto o universo dessa disciplina. Com a participação de cerca de 80 estudantes, – com diferentes habilidades e interesses – do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a Móbile proporcionou aos alunos uma atividade lúdica e desafiadora na qual puderam trabalhar em equipes e construir novas interações entre seus pares, assim como novas relações com uma instigante disciplina.

O mote do II Desafio de Matemática foi a vida do matemático londrino Alan Turing, retratada no filme O jogo da imitação, dirigido por Morten Tyldum. Turing viveu no contexto da II Guerra Mundial e fez contribuições inigualáveis para o campo da Ciência da Computação. Apesar de não ter sido militar, foi um dos grandes responsáveis pela vitória dos Aliados ao conseguir, com sua equipe, desenvolver uma máquina capaz de decifrar mensagens criptografadas dos nazistas. Pouco tempo depois da Guerra, porém, ele foi condenado, em seu próprio país, por ser homossexual, sendo obrigado a escolher entre ir para a cadeia ou ser castrado quimicamente.

Para colocar nossos jovens em contato com a importante história desse personagem tão cativante, os profissionais da Matemática do Ensino Médio da Móbile desenvolveram uma metodologia fora dos padrões convencionais. Equipes de seis alunos foram distribuídas em salas, das quais só sairiam após a resolução de uma série de desafios e enigmas envolvendo as mais diversas áreas do conhecimento (Geografia, Química, História etc.). Ao longo desse processo, os participantes fizeram uso do raciocínio lógico e da habilidade investigativa aliada à criatividade para solucionar diferentes problemas que resultavam em informações valiosas para conhecer a história de Turing e, com isso, conseguir atingir o objetivo proposto. É possível encontrar o problema inicial proposto aos estudantes clicando aqui.

A primeira equipe a alcançar a meta recebeu, como prêmio do II Desafio de Matemática, um convite para participar de uma sessão do Escape 60’ contra a equipe de professores e assistentes de Matemática do Ensino Médio. Além de um novo momento de integração, será outra oportunidade de os estudantes exercitarem o raciocínio lógico e o trabalho em equipe de uma maneira descontraída e inovadora.

Além das aulas, oficinas, clubes, cursos avançados e experiências proporcionadas pelos Desafios de Matemática da Móbile oferecem a possibilidade de novos olhares para essa área do conhecimento e para percebermos que a Matemática não é apenas técnica nem precisa ser “sisuda e formal”. A Matemática é uma linguagem e constitui-se como elemento fundamental e integrante da cultura da humanidade.

Equipe de Matemática da Escola Móbile