A arte de inventar
27 de abril de 2018
Um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Móbile visitou a 16ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que reuniu trabalhos de estudantes de todo o Brasil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientados por professores e tutores, os jovens expositores desenvolveram projetos nas áreas de Ciências e Engenharia com o objetivo de estimular a criatividade e reflexão nos futuros cientistas e engenheiros.
A aluna Beatriz Tamy ressalta que a experiência na feira constituiu um encontro singular com a multidisciplinaridade, já que foi possível transitar por projetos de Física, Química, Biologia e Geografia. “Essas matérias são essenciais para resolver problemas e facilitar o nosso cotidiano, além de simplesmente serem cobradas em provas”, afirma.
“O mais interessante é que as apresentações eram feitas pelos próprios alunos que realizaram o projeto e foram à feira expor”, lembra a aluna Camila Prado, que também destaca a existência de projetos temáticos nas áreas de Sustentabilidade e Literatura.
A visita à Febrace despertou nos alunos, de maneira geral, uma vontade de realizar projetos autorais científicos, os quais podem ser desenvolvidos nas eletivas de Engenhocas no novo espaço maker da Escola Móbile.
Gabriel Amorim é professor de Física e de Engenhocas do Ensino Médio.