Assembleia realizada pelos alunos de 2º a 5º ano
5 de abril de 2011
Na Móbile, acreditamos que a cidadania não se aprende somente nas situações de aprendizagem de sala de aula. É um tipo de atitude que se constrói por meio das experiências em que somos levados a agir considerando as consequências de uma ação para o bem-estar da maioria das pessoas e não apenas em benefício próprio. É um valor que se desenvolve por meio de exercícios de convivência, de expressão de ideias, de argumentação crítica, de posicionamento diante de um problema coletivo.
Em nosso projeto pedagógico, proporcionamos inúmeras oportunidades para que isso ocorra. A assembleia é uma delas. Os alunos do 2º ao 5º ano se deparam com um problema real no início do ano, que é a grande quantidade de crianças que optam por brincar em alguns espaços específicos da escola (quadra coberta, quadra aberta, quadrinha da “Visconde”, mesa de pingue-pongue e “paredão”). Aproveitamos, então, essa oportunidade para envolvê-los numa discussão coletiva para levantamento de propostas a fim de solucionar esse problema. As propostas levantadas com cada grupo são apresentadas no auditório, as crianças argumentam a favor ou contra elas e, no final, votam.
O resultado dessa experiência se mostra muito positivo: conforme as crianças crescem, aumenta a qualidade da argumentação apresentada para defender uma ideia, os alunos apresentam um respeito coletivo muito grande pela decisão tomada na assembleia e as crianças ampliam seu repertório para formas de participação política nas questões da escola relacionadas à convivência.
Proposta eleita pelos alunos do período da manhã para 2011:
Local | 2º -feira | 3ª-feira | 4ª-feira | 5ª-feira | 6ª-feira |
Quadra fechada | 2º ano | 3º ano | 4º ano | – | 5º ano |
Quadrinha | 5º ano | 4º ano | 3º ano | 2º ano | Livre |
Pingue- pongue | 4º ano | 5º ano | 2º ano | 3º ano | Livre |
Paredão (parede esquerda da lanchonete) | 3º ano | 4º ano | 3º ano | 5º ano | 1ª semana: 4º ano 2ª semana: 5º ano 3ª semana: 3º ano 4ª semana: 2º ano |
Paredão (parede direita da lanchonete) | 3º ano | 2º ano | 5º ano | 4º ano | 1ª semana: 2º ano 2ª semana: 4º ano 3ª semana: 5º ano 4ª semana: 3º ano |
Paredão (parte lateral da quadra) | 2º ano | 3º ano | 4º ano | 5º ano | 1ª semana: 3º ano 2ª semana: 2º ano 3ª semana: 4º ano 4ª semana: 5º ano |
Proposta eleita pelos alunos do período da tarde para 2011:
Horário de Entrada
Local | 2º -feira | 3ª-feira | 4ª-feira | 5ª-feira | 6ª-feira |
Quadra fechada | Livre | 4º ano | 5º ano | 3º ano | 2º ano |
Horário de Recreio
Local | 2º -feira | 3ª-feira | 4ª-feira | 5ª-feira | 6ª-feira |
Quadra fechada | – | 4º ano | 5º ano | 3º ano | 2º ano |
Quadra aberta | 2º ano | 3º ano | 5º ano | 4º ano | 4º e 5º ano |
Quadrinha | 3º ano | 5º ano | 4º ano | 2º ano | 2º e 3º ano |
Pingue-pongue | 5º ano | 3º ano | 2º ano | 4º ano | 3º ano |
Paredão | 4º ano | 2º ano | 3º ano | 5º ano | 4º e 5º ano |