Brinquedos e brincadeiras
7 de novembro de 2017
Ao longo do 2º semestre de 2017, os alunos do curso de Física Eletiva do 3º ano do Ensino Médio construíram brinquedos eletrônicos a partir de conhecimentos de eletricidade e programação. O objetivo final era realizar uma atividade interativa entre esses adolescentes e as crianças do Infantil 5 na Semana da Criança.
Esses alunos do Ensino Médio, assim como os da Educação Infantil, passam, em 2017, por um processo de transição. Os terceiranistas encerram suas trajetórias na Móbile para adentrar os portões das universidades, enquanto as crianças do Infantil 5 iniciarão seus estudos no Ensino Fundamental I. Na atividade realizada, foi interessante perceber que, apesar da grande diferença de idade, houve total integração entre os alunos.
Entre os jogos construídos, havia cestas de basquete que contavam pontos, tiro ao alvo com lasers e sensores luminosos, jogos de reflexo e pescaria. Após as explicações sobre o funcionamento e as regras de cada brinquedo, as crianças tiveram oportunidade de explorá-los e de se divertirem bastante.
Grande parte dos grupos do 3º ano utilizou o microcontrolador e software livre chamado Arduíno. Muitos não tinham conhecimento prévio de programação, por isso tiveram de se aventurar a aprender esses conteúdos de maneira autônoma; um exercício importante, já que em breve estarão no ambiente universitário.
“Foram os jogos mais legais que já joguei na vida!”
“O que eu mais gostei foi aquele jogo para descobrir qual carrinho ia chegar primeiro.”
“Eu adorei esses jogos!”
Essa oportunidade de troca entre alunos de diferentes faixas etárias foi produtiva, tanto para nossas crianças, que puderam brincar e aprender, como para nossos adolescentes, que concluíram o projeto do curso de Física Eletiva e colocaram em ação suas criações, ao mesmo tempo que interagiram com os pequenos. Além de tudo isso, foi um dia muito divertido para todos!
Equipe da Educação Infantil e Professores de Física do Ensino Médio.