Cine y Palomitas: “El Laberinto del Fauno”
17 de agosto de 2018
No último dia 3 de agosto, a equipe de Espanhol iniciou as sessões de Cine y Palomitas, uma proposta de trabalho com o cinema em língua espanhola que busca associar a fruição de obras da Grande Arte aos conteúdos sócio-histórico-culturais referentes aos países que falam o espanhol e que já foram trabalhados ao longo do curso. Para iniciar o ciclo, o filme proposto foi El Laberinto del Fauno, do diretor mexicano Guilhermo del Toro, premiado recentemente por seu filme A forma da água.
A preparação da atividade ocorreu no primeiro dia de aula da disciplina de Estudos Culturais, dois dias antes da sessão, quando foram realizados exercícios sobre o filme relacionando e recordando o tema estudado pelos alunos na disciplina no bimestre anterior: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). El Laberinto del Fauno se passa no ano de 1944, no pós-guerra Civil, e conta a história de Ofélia, uma menina de 13 anos que vai, junto com sua mãe grávida, morar num velho moinho onde se encontra Vidal, seu padrasto. Vidal é também um capitão cruel que guarda o lugar com seus soldados lutando contra pequenos focos de republicanos resistentes ao governo franquista. A crueldade de suas ações é o contraponto a esse conto de fadas escuro, no qual os monstros da realidade costumam ser tão ou mais aterradores que os monstros do mundo subterrâneo.
Depois da exibição do filme, foram discutidas questões relativas ao contexto histórico, e os alunos participantes puderam refletir sobre as consequências da Guerra Civil e reforçar sua compreensão desse período. Foi um momento produtivo e agradável de integração de conhecimentos, cheio de “palomitas” (pipocas) para reforçar o caráter de sessão de cinema e mostrar que a sétima arte pode ser também uma fonte de conhecimento para além do entretenimento.
Até a próxima sessão!
Equipe de Espanhol