Cinema e Espanhol: “Viva – A Vida é uma Festa”

7 de março de 2018


Neste ano, a primeira saída pedagógica de Espanhol no 9° ano teve como objetivo retomar e ampliar um conteúdo tratado no final do 8° ano: o Día de Muertos, festividade mexicana de origem pré-hispânica. Para isso, organizamos uma ida ao cinema para ver o filme Viva: A vida é uma festa, que compôs a série de atividades programadas para esse trabalho de ampliação da biblioteca cultural de nossos alunos.

Primeiramente, foi retomado o significado que o Día de Muertos tem atualmente no México e, depois da apresentação do filme, o tema foi rediscutido à luz de elementos presentes em sua narrativa. Nessa oportunidade, todos puderam compartilhar suas impressões e as sensações produzidas, descreveram as cenas mais emblemáticas e trouxeram novos pontos de vista sobre essa manifestação cultural. A discussão, realizada integralmente em espanhol, tratou a forma como o filme aborda a tradicional celebração mexicana e como a representação proposta pode gerar pontos de contato entre culturas, fenômeno bastante importante ao longo do processo de aprendizagem de uma língua estrangeira.

Como etapa final desse trabalho, os alunos escolheram uma cena do filme e escreveram um parágrafo a respeito. Nessa ocasião, abordaram-se valores como a importância dos entes familiares mais velhos e de seus saberes ancestrais dentro da dinâmica familiar mexicana. Também surgiram elementos como os alebrijes, figuras míticas pré-hispânicas utilizadas para espantar ou atrair animais para serem capturados, além de canções que marcaram a produção musical do México, como “La Llorona”. Por fim, muitos concordaram com a forma sensível com que o filme aborda temas como a memória e a família.

Equipe de Espanhol