“Cinema e Saber” em casa
29 de abril de 2020
Alunos do Ensino Médio foram convidados a assistir ao filme Alma imoral, baseado no livro homônimo do rabino Nilton Bonder. A obra discute a tensão entre a moralidade do corpo, que preza pelo conforto e comodismo, e a imoralidade da alma, que impulsiona os humanos a transgredir os costumes e as tradições em busca da evolução.
Para tratar do tema, o narrador usa como pano de fundo temáticas e fontes ligadas à religião judaica, sob uma perspectiva crítica e reflexiva, de forma a propor uma nova visão sobre fundamentos dessa cultura milenar.
Para aprofundar a discussão proposta no filme, os professores Guilherme Pasmanik e Teresa Chaves e o coordenador educacional Vinícius Carbone introduziram o debate trazendo diferentes perspectivas sobre a transgressão.
O professor Guilherme, que também atua profissionalmente como educador judaico, apresentou um panorama histórico da evolução do judaísmo desde as construções dos templos de Jerusalém até os dias de hoje. Dessa forma, foi possível entender melhor o pano de fundo do filme e o papel da transgressão para a construção dos judaísmos do século XXI.
O psicólogo e coordenador Vinícius trouxe a relação entre a transgressão e a psicologia, relacionando teorias de pensadores dessa área do conhecimento com as situações que vivenciamos no cotidiano.
Já a professora Teresa abordou o tema do filme pela perspectiva da História, destacando a importância da transgressão para a movimentação da humanidade.
Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de contar suas impressões sobre o filme e de propor ricas reflexões sobre como ele os tocou como adolescentes, os quais vivem uma fase da vida em que transgredir é uma luta constante em busca da formação identitária.