Como tornar visível o invisível?

18 de junho de 2019


As reflexões sobre o tema iniciaram pela investigação dos alunos acerca do próprio consumo da água. A partir de textos, vídeos e infográficos, as crianças conheceram o conceito de água virtual, ou seja, a água necessária para a produção dos produtos que usamos no nosso dia a dia. Passaram, então, a se interessar por quais seriam esses produtos e a questionar quanta água estaria envolvida em sua cadeia de produção.

As turmas do 3º ano realizaram uma sequência de aulas destinadas ao tema, nas quais organizaram grande parte das informações captadas e selecionaram as mais relevantes para divulgar, em um vídeo, os conhecimentos adquiridos.

No produto final, os alunos precisavam contemplar o conceito de água invisível, além da escolha de determinado alimento ou objeto, para avaliar a quantidade de água gasta em sua produção e preparar o cenário para, finalmente, realizar a gravação do vídeo, no qual deveriam propor pelo menos uma forma de diminuição do gasto de água no cultivo do alimento ou na produção do objeto escolhido.

Como resultado, os alunos foram convidados, em uma sessão no auditório, a apresentar os vídeos que produziram e a assistir aos trabalhos dos colegas. Foi possível perceber o orgulho de todos os envolvidos nesse aprendizado!

Cada etapa foi um importante exercício de persistência e desenvolvimento das habilidades socioemocionais, uma vez que todas as etapas descritas, bem como o uso da tecnologia como aliada na divulgação do trabalho, foram discutidas e decididas em grupo.

Todos ficaram muito orgulhosos com o produto final!