Comportamento de Risco e Atitude de Cuidado
21 de novembro de 2018
“Hoje é imprescindível coletivizar e disseminar práticas de cuidado.”
(Dr. Christian Dunker)
A narrativa do momento atual tem como foco o resultado. Num mundo em que o processo é menos valorizado e que o último capítulo é o que vale, ficamos cada vez mais imersos em situações que podem levar à ansiedade, à depressão, ao pânico e à exposição a comportamentos de risco. Na adolescência, período da vida em que tantas dúvidas e medos se acercam do indivíduo, por vezes é muito difícil aceitar e demonstrar as fragilidades e pedir cuidados. Para explorar essa temática, o Dr. Christian Dunker conversou com nossos alunos do 9º ano num emocionante encontro realizado em 6 de setembro.
É cada vez mais importante oferecer aos jovens condições de olhar para o sofrimento, seu e do outro, com atitude de cuidado. Isso implica escutar e escutar-se e ter seu sofrimento e o do outro reconhecidos, vividos e elaborados de forma saudável.
Esse encontro fez parte do Projeto Saúde e Bem-Estar do Adolescente, que tem como objetivo proporcionar momentos de debate e reflexão acerca de temas que fazem parte do universo dos jovens, não só para ampliação de conhecimentos, mas também para assegurar uma adolescência mais equilibrada.
O Dr. Christian Dunker é psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, livre-docente em Psicologia Clínica, com Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo.
A experiência foi bastante significativa para os alunos, que interagiram com muitas perguntas ao convidado. A seguir, alguns depoimentos dos alunos:
“Achei a palestra interessante. O que fazer com o sofrimento foi o foco do palestrante, o que achei bem relevante, considerando que sofrer é inevitável, ainda mais nessa fase em que estamos.” (Chiara Biagi)
“Eu gostei da palestra, pois mostrou os pensamentos e anseios dos adolescentes representando a vida de muitos de nós. Também mostrou os motivos de os adolescentes se envolverem com drogas, algo que eu não entendia antes.” (Francisco Góes)
“Eu gostei muito da palestra! O Dr. Christian abordou fatos muito presentes na nossa vida e nos ensinou como tratá-los. Entre eles estão inseridos o mal-estar e o sofrimento. Também achei muito bom o jeito como ele abordou o tema, pois conseguiu deixar agradável e interessante de ouvir um assunto muito denso.” (Henrique Sepúlveda)