Comportamentos de Risco na Adolescência

22 de março de 2015


O projeto Saúde e Bem-Estar do Adolescente desenvolvido pela Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II pauta temas que fazem parte da vida dos jovens e promove reflexões que ampliam a capacidade crítica dos alunos, visando tomadas de decisão mais conscientes.

O distanciamento dos adultos representativos, o alargamento das relações sociais, a necessidade de pertencer a um grupo e o sentimento de onipotência são alguns dos aspectos que caracterizam a entrada na adolescência.

E nós, pais e escola, como nos colocar de forma reflexiva e prospectiva diante de nossos adolescentes?

Nossa experiência mostra que alguns jovens se colocam mais em risco do que outros. Refletir sobre a abrangência dessa etapa de desenvolvimento com suas dinâmicas muito próprias abre caminhos para um diálogo de maior qualidade entre pais e filhos.

Pensando nisso, convidamos o Dr. Alberto Lima, psicoterapeuta especialista em orientação de famílias, para conversar com os pais sobre Comportamentos de Risco na Adolescência.

Ele nos trouxe importantes contribuições para o entendimento de uma fase conturbada, sim, mas muito rica em sentimentos e emoções que precisam ser direcionados para um desenvolvimento saudável.

Clique aqui para assistir à palestra.