Projeto Téchne 2020
22 de dezembro de 2020
O projeto Téchne, um concurso de tecnologia e criatividade realizado no período Integral da Escola Móbile, foi concebido para que estudantes tivessem a oportunidade de criar uma engenhoca inovadora aplicando conhecimento adquirido na escola ou fora dela. O concurso foi um estímulo à experimentação e à criatividade, uma oportunidade para se desenvolver um projeto pelo caminho da investigação, fomentando o desenvolvimento do pensamento científico.
Com 47 projetos inscritos por 76 estudantes do Ensino Fundamental II, o concurso chegou ao fim com 22 trabalhos concluídos por 33 alunos e alunas. Orientados por 19 tutores – grupo composto por professores, coordenadores e assistentes de sala –, os projetos foram contemplados com menção honrosa, 1º e 2º lugares para cada série e um grande vencedor do concurso representado pela melhor “engenhoca” entre os primeiros colocados.
Os projetos, desenvolvidos de forma virtual ou tridimensional, foram avaliados de acordo com os critérios de originalidade, relevância, design, respeito aos requerimentos legais e comunicação em vídeo. A lista de contemplados pode ser consultada abaixo.
6º ano
Menção honrosa:
Maleta pequena com kit covid-19
João C. e Zixin R.
2º lugar:
Caixa desinfectadora de compras com luz ultravioleta e jato de álcool
Davi P. e Gustavo M. S.
1º lugar:
Site para combater o racismo e o machismo
Fernanda A. F. e Mariana S. de B.
7º ano
2º lugar:
Página no Móbile Virtual com materiais de estudo para revisão
Ilana N.
1º lugar:
Tapete limpa-sapato com refil de líquido higienizante
Luisa C. F. da C.
8º ano
2º lugar:
Irrigador automático com energia solar, ativado por medição da umidade do solo
Rafael R. L.
1º lugar:
Ferramenta no Móbile Virtual para busca de conteúdos
Gabriel A. A.-T.
Melhor Projeto Téchne 2020:
Site para combater o racismo e o machismo
Fernanda A. F. e Mariana S. de B.
O sucesso da primeira edição estimula a continuidade do evento para os próximos anos, tanto pelo engajamento dos alunos e alunas, quanto pela possibilidade de ampliar a aplicação do conhecimento em projetos factíveis e de uso comum, levando em consideração a inovação, a necessidade e a experiência dos usuários.
Os ganhos pedagógicos aos alunos também apontaram para bons resultados, como o percurso autoral, a construção coletiva do conhecimento, além do desenvolvimento de competências socioemocionais como criatividade, flexibilidade mental e resiliência. A participação dos estudantes também encorajou um olhar que se volta para o mundo e para a comunidade, pois identificam uma necessidade social como tema premente a ser abordado.
Segundo Maria Helena Bresser, diretora-geral da Escola Móbile e idealizadora do concurso, “desenvolver o pensamento científico e crítico e ensinar Ciências Naturais dessa forma possibilita que os alunos amem o conhecimento científico”.
A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no dia 11 de dezembro, por videoconferência, respeitando os protocolos de saúde devido à pandemia da covid-19. O êxito do acontecimento promete a continuidade das edições a partir de 2021.