Contação de Histórias

13 de novembro de 2019


“Ler histórias para as crianças, sempre, sempre… É suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar muitas ideias para solucionar questões […]. É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra visão. Para contar uma história, é preciso saber como se faz… Afinal, nela se descobrem palavras novas, depara-se com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes… capta-se o ritmo, a cadência do conto, fluindo como uma canção…”

Fanny Abramovich

A contação de histórias é uma prática muito antiga. O ser humano narra histórias desde os primórdios de seu desenvolvimento, e contá-las e recontá-las são formas de preservar as culturas, os valores e compartilhar conhecimentos.

Por meio das histórias, as crianças desenvolvem a criatividade e o gosto pela leitura. A contação de histórias permite ainda, desde muito cedo, o contato com diversas linguagens e formas de narrar um acontecimento, além de transmitir conhecimento e estimular a imaginação.

No mês de outubro, convidamos a escritora e contadora de histórias Ana Luísa Lacombe para levar nossos alunos do Infantil 4 e 5 a mergulhar no mundo das narrativas e parlendas.

As crianças ouviram a história O poder de transformar as coisas, em que Ana Luísa utilizou vários objetos que, ao se transformarem, modificaram o enredo e narraram um divertido conto.

Todos se animaram muito ao interagir com a contadora, que usou o instrumento ukulele para permear com várias canções essa e outras histórias e parlendas.

Foi um momento da magia e beleza.