Conversa com cientista

3 de agosto de 2020


Todos os anos, promovemos um encontro entre as turmas de 8º ano e um(a) cientista. Por meio desse evento, desejamos aproximar os alunos e alunas de um dos objetivos estruturantes do curso de Ciências da Natureza: o desenvolvimento da compreensão sobre o fazer científico e o valor do conhecimento produzido pela humanidade por meio da ciência.

Neste ano, nossa convidada foi a bióloga Marina Rillo, que, além de doutora em Ecologia e Evolução, é colaboradora do Observatório COVID-19 BR*. Com a intermediação da professora de Ciências da Natureza do 8º ano, Nayara Peres, a Dra. Rillo conversou com os estudantes diretamente da Alemanha, onde participa do programa de pós-doutorado da Universidade de Oldemburgo.

A pesquisadora contou aos alunos e alunas sobre seu percurso na academia e descreveu a área em que atua, bem como o papel da ciência no contexto da pandemia de coronavírus.

Rillo explicou como sua experiência com o tratamento de dados estatísticos relacionados a diversas populações de um curioso grupo de plâncton, os foraminíferos, tornou-a capacitada para colaborar com o Observatório COVID-19 BR neste momento. Afinal, apesar de serem organismos diferentes, os coronavírus também compõem populações variadas (que infectam grupos de seres humanos em cidades, estados e países diferentes) que precisam ser investigadas e monitoradas.

Assim, mesmo de muito longe, Rillo pode analisar informações relativas à COVID-19 no Brasil e contribuir para a elaboração de diretrizes que permitem ao poder público tomar decisões com maior clareza a respeito da pandemia.

O diálogo com a cientista também possibilitou a ampliação da compreensão dos estudantes sobre as razões pelas quais a ciência precisa de tanto tempo para o desenvolvimento de uma vacina e de medicamentos contra uma nova doença. Além disso, Rillo esclareceu por que um manejo eficiente da pandemia só é viável diante da adoção da metodologia de testagem que detecta a presença do vírus SARS-CoV-2 em ampla amostra de indivíduos da população.

As perguntas realizadas pelos alunos e alunas ao fim da conversa, assim como as devolutivas feitas por eles e pelas famílias que puderam acompanhar o encontro, demonstram que a experiência foi extremamente enriquecedora, trazendo ao grupo maior concretude e fascínio sobre como opera a ciência em contextos reais e tão desafiadores como tem sido o que estamos vivenciando.

 

Marina C. Rillo possui graduação em Ciências Moleculares (2012) e Ciências Biológicas (2014) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ecologia e Evolução pelas universidades de Groningen (Países Baixos) e Montpellier II (França) e doutorado pela Universidade de Southampton (Inglaterra, 2019). Hoje atua como pesquisadora no programa de pós-doutorado da Universidade de Oldemburgo, na Alemanha.

 

* Para mais informações sobre o Observatório COVID-19 BR, acesse o site da iniciativa: https://covid19br.github.io/sobre.html