Conversa com Daiana Garbin
27 de maio de 2019
No dia 25 de março, a Escola Móbile recebeu a jornalista Daiana Garbin para falar sobre transtornos alimentares, um dos temas do projeto Saúde e bem-estar do adolescente. Em contribuição para o projeto elaborado pelos alunos no 9° ano, Daiana abordou temas como autoimagem, autoestima, manipulação da mídia, comparações, distúrbios alimentares, respeito, bullying, privacidade, “nudes”, depressão e suicídio.
Daiana Garbin é jornalista e autora do livro Fazendo as pazes com o corpo, que aborda os transtornos alimentares vividos pela palestrante. Ao se tornar pré-adolescente, ela começou a fazer dietas consideradas anormais para alguém de sua idade. Chegou ao ponto de se pesar 8 vezes ao dia para ver quanto havia ganhado de peso depois de refeições. Quando completou 23 anos, já havia feito duas lipoaspirações. Ela afirma que isso foi uma doença que a impediu de viver sua adolescência.
A palestra possibilitou aos adolescentes conhecer mais sobre os assuntos e refletir sobre como agir em relação a esses transtornos. A plateia foi alertada também sobre as consequências de certas atitudes que nos prejudicam sem percebermos – entre elas, o mau uso das redes sociais, que representa um grande perigo para a saúde geral de um adolescente. Durante toda a palestra, Daiana mencionou diversas formas pelas quais os meios de divulgação podem afetar a vida de um jovem. Uma delas é a falsa impressão de ter engordado, causada pela revisitação de fotos antigas em que o recurso de Photoshop foi aplicado, o que provoca no usuário a falsa impressão de que, no passado, era realmente como estava na foto. Outra maneira de opressão é a disseminação de fotos privadas de determinadas pessoas, que podem se tornar motivo de chacota.
Garbin também citou alguns dados alarmantes:
- 81% das meninas norte-americanas de até 10 anos já fizeram dietas;
- 90% das mulheres já se sentiram insatisfeitas com a própria aparência;
- Uma em cada seis mulheres trocaria cinco anos de sua vida para ser magra.
A palestra, que teve um tom mais informal, cumpriu muito bem seu papel de propor reflexões acerca do tema dos transtornos alimentares e de como os adolescentes se relacionam com seus corpos.
Para finalizar, gostaríamos de agradecer a disponibilidade e a presença da palestrante Daiana Garbin nesse encontro com o 9º ano do Ensino Fundamental II.
Confiram as imagens do evento.
Luigi Esposito, Bruno Tyszler e Valentina Chiesa
Alunos do 9º ano da Escola Móbile