Conversa sobre Gregório de Matos
8 de outubro de 2019
Mais de 100 alunos do Ensino Médio tiveram o privilégio de participar de uma aula ministrada por José Miguel Wisnik, professor da Universidade de São Paulo (USP), que se debruçou sobre a poesia de um dos mais importantes poetas da literatura brasileira: Gregório de Matos.
Em sua abordagem, Wisnik, que é o organizador da coletânea indicada pelo vestibular da Fuvest, tratou de aspectos marcantes da vida do poeta baiano, além de traçar um relevante panorama contextual do Brasil colônia, falando do sistema político e econômico opressivo da metrópole lusitana na região de Salvador.
Explorando as vertentes da obra poética de Gregório de Matos, o especialista analisou poemas representativos de suas produções satírica e amorosa. Expôs mais do que um poeta preocupado com a sua expressão temática; destacou, em sua análise crítica, a capacidade de apresentar jogos de palavras e sons, aspectos que associam Gregório de Matos à estética barroca.
Para o encerramento de sua fala, aproveitando-se de sua experiência como músico, cantor e compositor com produções autorais e parcerias em discos e projetos teatrais e cinematográficos, Wisnik declamou o poema “No sermão que pregou na Madre de Deus d. João Franco de Oliveira, pondera o poeta a fragilidade humana”. Em seguida, cantou-o à capela, arrancando aplausos, sorrisos e mais admiração de todos os presentes. Esse mesmo poema, tornado em canção com o título “Mortal loucura”, compõe o seu álbum Indivisível, de 2011.