Um dos papéis da escola é promover a capacidade de reflexão sobre hábitos e atitudes. Vygotsky (apud LA TAILLE, 1992) defende a ideia de que toda ação é motivada por interesse, necessidade, impulsos, afeto e emoções. Sendo assim, considera-se a importância de fomentar no aluno o apreço pelas virtudes, pelas atitudes positivas, promovendo uma edificação de valores que o levem a um comportamento ético e moral em relação ao outro, representando e defendendo os interesses coletivos e que visem ao bem comum.
O Projeto “Conviver Melhor” tem seu trabalho voltado para dois campos indissociáveis da convivência coletiva. O primeiro deles refere-se à necessidade de refletirmos sobre a qualidade da convivência escolar, considerando que é importante cada aluno compreender a dimensão coletiva dos acordos estabelecidos; o segundo, às regras que regulam o uso do espaço coletivo propriamente dito. Pretende-se promover uma reflexão que conduza o aluno a entender que os direitos coletivos garantem os direitos individuais. O sujeito constituído por meio de uma relação de confiabilidade e de respeito mútuo torna-se autônomo, na medida em que reconhece seu papel social representado por suas construções intelectuais e sociais. Esse sujeito é portador de uma base sólida de significados, isto é, ele é capaz de refletir sobre suas atitudes e comportamentos, considerando seus próprios interesses e necessidades e respeitando o direito dos demais nas escolhas e decisões que integrem a coletividade.
(Texto com base em: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta K.; DANTAS, Heloysa.
Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.)
1º a 5º ano | Manual do aluno |
6º a 9º ano | Manual do aluno |
1º a 5º ano | Manual do aluno |
2º a 5º ano | |
Recriando o recreio | |
6º a 9º ano | Manual do aluno |
6º ano | |
7º ano | |
8º ano | |
9º ano |
Segundo Josep Puig, educador catalão, a participação do alunado na vida da escola é um dos pilares da formação humana e, provavelmente, uma das melhores aprendizagens de democracia que pode ser realizada durante a idade escolar. Tal participação é regida pelos princípios de igualdade, liberdade, participação e justiça.
O desafio para aquele e aquela que educam é conciliar, no exercício cotidiano da participação dos alunos e das alunas na escola, a função formativa e o cumprimento dos princípios democráticos.
Nesse sentido, todos os anos, o Projeto Conviver Melhor promove a formação ética e moral do indivíduo visando à melhoria das relações que se estabelecem entre as várias esferas sociais no exercício coletivo da democracia na escola. Nesse projeto, a comunidade escolar:
No ano de 2018, o Projeto Conviver Melhor da Escola Móbile tem como prioridade refletir sobre algumas práticas cotidianas relacionadas ao uso das redes sociais, considerando os problemas vividos e as possíveis soluções propostas pelos alunos e alunas.
Uma das estratégias defendidas por Puig para a participação democrática do alunado é a assembleia escolar, um momento organizado para que estudantes, professores e professoras, coordenadores e coordenadoras possam tratar democraticamente de tudo que lhes pareça pertinente para melhorar a convivência.
A assembleia, sendo uma situação de aprendizagem, mobiliza alunos e alunas a participarem de forma ativa e significativa na discussão de uma temática, vivendo diferentes papéis, como: redator, aquele que registra todas as proposições feitas pelo grupo; organizador, aquele que tem a responsabilidade de inscrever e conceder a fala aos que se candidatam. Também é importante ressaltar o papel do mediador, aquele que retoma falas importantes, direciona-as para que o objetivo da assembleia seja garantido e sintetiza as ideias.
Neste ano, os alunos e alunas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I focaram como discussão do Projeto Conviver Melhor o uso compartilhado dos diferentes espaços da escola. Refletir sobre o modo como queremos conviver nos diferentes momentos e espaços é um exercício democrático que exige uma grande capacidade de empatia. O projeto é uma oportunidade para que os alunos exercitem sua postura cidadã e percebam as suas necessidades e as do outro, seus direitos e seus deveres por meio da participação nos debates em pequenos grupos e na assembleia coletiva em que ações são acordadas. Dessa forma, as crianças percebem que dividir os espaços e conviver com as diferenças enriquecem as experiências no ambiente escolar.
Já o com os alunos e alunas do 6° ao 9° ano, o projeto foi organizado em quatro etapas. Na primeira e na segunda etapa, em formato de assembleia, foram elencados os problemas vividos nas relações estabelecidas nos espaços virtuais e, em seguida, encaminhadas propostas de solução e intervenções preventivas e corretivas. Na terceira etapa, os grupos-classe se reuniram para produzir uma apresentação que comunicasse o que foi acordado nas assembleias. Por último, no auditório, cada série apresentou, a partir de diferentes recursos comunicativos, propostas de ações planejadas a curto, médio e longo prazo que serão implementadas no decorrer do ano.
Neste ano, o Projeto Convivência da Escola Móbile tem como objetivo, entre as tantas prioridades, valorizar o protagonismo dos alunos nos debates sobre as dificuldades e problemas que resultam da rotina de convivência na escola, assim como no levantamento de propostas para solução desses problemas.
Segundo Josep Puig, educador catalão, a participação do alunado na vida da escola é um dos pilares da formação humana e, provavelmente, uma das melhores aprendizagens de democracia que pode ser realizada durante a idade escolar.
No seu livro Democracia e Participação Escolar, o autor defende que a escola só é democrática quando coloca em prática um conjunto de atividades que impulsionem a participação. É o fazer que torna possível aos alunos e às alunas tomar parte ativa e significativa na vida escolar, ou seja, nas questões relativas ao trabalho escolar, à convivência e à integração.
Por isso, o foco do trabalho deste ano com os grupos do Ensino Fundamental II da Escola Móbile é o próprio processo de debate. Com a mediação dos professores, valoriza-se um ambiente de troca, que acolhe e favorece as diferentes posições. Assim, o discurso do aluno, em vez de julgado ou rebatido, é colocado em desequilíbrio, o que permite ao aluno repensar de maneira mais profunda sobre o papel de si próprio e dos outros para uma melhor convivência no ambiente escolar.
São estas as etapas do Projeto Convivência neste ano:
Cada comissão terá a incumbência de discutir um destes temas:
2º a 5º ano | Manual do aluno |
Assembleia dos alunos | |
6º a 9º ano | Manual do aluno |
Em 2016, o Projeto Convivência promoveu um amplo debate com os alunos com o intuito de responder à pergunta: Como vamos conviver?
A presença de espaços de discussão que possibilitam confronto de ideias, apresentação de diversos pontos de vista e levantamento de soluções ajuda cada um de nós a refletir sobre as consequências das escolhas que fazemos.
Propiciar uma situação de circulação de ideias é condição essencial para a realização do projeto. Nesse sentido, é papel do professor criar um ambiente de troca que acolha e favoreça as diferentes posições. Assim, o discurso dos participantes, em vez de julgado ou rebatido, é colocado como ponto de partida para reflexões, análises e tomada de consciência. Argumentos precisam ser colocados no sentido de termos posições pautadas na razão e menos na emoção.
Neste ano, discutimos a convivência social considerando as relações que estabelecemos no espaço escolar e que promovem:
A proposta de discussão tinha como objetivo final elaborar um documento que explicitasse as ações e/ou atitudes que valorizamos e aquelas que repudiamos.
Etapas do Projeto
1ª etapa: Utilizando diferentes estímulos (vídeos, poemas, entrevistas, curta-metragem, tirinhas, charges, gráficos), os alunos, em grupos formados por representantes de todas as séries e com a mediação do professor, foram desafiados a refletir sobre diversos aspectos que regulam uma convivência pautada em princípios éticos. Questões que orientaram o debate:
Essas e outras questões levantadas pelos alunos direcionaram o debate e promoveram reflexões e conclusões a respeito do que valorizamos e repudiamos nas nossas relações de convivência. Os alunos foram estimulados a registrar o que foi discutido. Em uma etapa posterior, nas próprias classes dos alunos, as discussões partiram desse registro.
2ª etapa: Cada classe se reuniu e os alunos que participaram em diferentes agrupamentos na etapa anterior socializaram as conclusões do debate. Essa socialização objetivou afinar pontos de vista, realizar esclarecimentos e tratar possíveis discordâncias. Elaborou-se um documento por classe, que teve como finalidade apresentar como podemos conviver de maneira saudável e respeitosa. Nesse encontro, foram escolhidos dois representantes – um menino e uma menina –, que tiveram a incumbência de apresentar as propostas de sua classe numa assembleia realizada, por série, no auditório.
3ª etapa: Depois de realizadas assembleias no auditório, os grupos acordaram pontos considerando ações/atitudes que valorizamos e repudiamos em nosso convívio social.
Este projeto pretende se estender por todo o ano letivo. No final do primeiro semestre, esses grupos retomarão essas discussões para avaliar condutas e práticas, realizar ajustes e promover novas reflexões a respeito da nossa convivência.
Abaixo, podemos conferir quais foram os acordos estabelecidos nas assembleias:
6º ano
AÇÕES E ATITUDES QUE VALORIZAMOS | AÇÕES E ATITUDES QUE REPUDIAMOS |
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7º ano
AÇÕES E ATITUDES QUE VALORIZAMOS | AÇÕES E ATITUDES QUE REPUDIAMOS |
Respeito e tolerância
Papel do espectador
Resolução de conflitos
Redes sociais
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Ridicularização do outro
Passividade diante da violência
Uso de poder
Uso das redes sociais
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8º ano
AÇÕES E ATITUDES QUE VALORIZAMOS | AÇÕES E ATITUDES QUE REPUDIAMOS |
Viver em um ambiente em que as pessoas se respeitem considerando as diferenças entre os indivíduos e entre os grupos. | O desrespeito, pois ele magoa e destrói a autoestima de quem o sofre:
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Aceitar e incluir todas as pessoas.
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9º ano
AÇÕES E ATITUDES QUE VALORIZAMOS | AÇÕES E ATITUDES QUE REPUDIAMOS |
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Esses parâmetros que regulam nossa convivência na escola serão constantemente avaliados e discutidos durante o ano nas aulas de Orientação Educacional. Além disso, os temas tratados no projeto poderão ser retomados nas diversas áreas do conhecimento por meio de diferentes estímulos (textos, vídeos, leitura de livros de literatura, palestras) que propiciem uma ampliação na capacidade de refletir e se posicionar a respeito de um conjunto de condutas e comportamentos que favoreçam a construção de um espaço escolar solidário e cooperativo.
6º a 9º ano | Manual do aluno |
Neste ano, a proposta foi ouvir pessoas responsáveis pela organização de diferentes espaços de convivência da Móbile, assim como saber a opinião de pessoas que vivem no entorno da Escola. Essa escolha tem como propósito permitir que a comunidade escolar reconheça diferentes pontos de vista a respeito de um problema e possam tomar decisões pautadas em regras que considerem o bem-estar coletivo.
Objetivos
Etapas do Projeto
Etapas do Projeto
Baia | ||
1. O que os vizinhos pensam sobre o trânsito provocado pela escola? | Vizinhos do quarteirão.Pessoas que possuem comércio nas redondezas. | 9º A |
2. Como são feitas a entrada e a saída? Quais são os cuidados? Quais são os problemas? | Coordenação e funcionários que fazem a saída no Fundamental I. | 8º A |
3. Como são feitas a entrada e a saída? Quais são os cuidados? Quais são os problemas? | Coordenação e funcionários que fazem a saída no Fundamental II. | 6º A |
4. Quais as preocupações da escola quanto ao trânsito e ao uso da baia? Como funcionavam a entrada e a saída da escola antes da construção das baias? | Entrevista com a Direção. | 7º A |
5. Como os pais percebem o trânsito da escola e o uso das baias? | Entrevista com os pais do Fundamental II. | 9º B |
Lanchonete | ||
1. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos funcionários da lanchonete no atendimento dos alunos? | Entrevista com funcionários da lanchonete. | 7º B |
2. Quais as principais dificuldades enfrentadas pela equipe da escola para manter a organização da lanchonete no atendimento aos alunos? | Entrevista com a equipe da escola que cuida do espaço da lanchonete. | 8º C |
3. Como era a lanchonete na Móbile? | Entrevista com a Direção. | 6º B |
4. Qual é a atuação do grêmio do Ensino Médio em relação à lanchonete da escola? | Alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil da Móbile. | 9º C |
Elevador/Limpeza Da Escola/Banheiro/Corredores/Permanência à Tarde | ||
1. Como o ascensorista percebe o uso dos elevadores pelos alunos? | Entrevista com a ascensorista Maria. | 8º B |
2. Como é a ocupação da escola no período da tarde? | Permanência à tarde: local de espera, local das mochilas, atividades permitidas no período da tarde, treinamentos, plantões e oficinas. Entrevista com as funcionárias Ellen e Rosângela. | 7º D |
3. Como os alunos usam os espaços durante o recreio? | Observar o recreio do Fundamental II e entrevistar os funcionários. | 7º C |
4. Como é a ocupação da escola no período da tarde? | Permanência à tarde: local de espera, local das mochilas, atividades permitidas no período da tarde, treinamentos, plantões e oficinas. Entrevista com as funcionárias Ellen e Rosângela. | 6º D |
5. Quais são as maiores dificuldades no seu trabalho? | Entrevista com os funcionários dos diferentes andares. | 6º E |
Achados e Perdidos | ||
1. Quais são os maiores problemas do setor? | Entrevista com o funcionário responsável pelo setor. | 6º C |
2. Entrevista com os alunos sobre o setor de Achados e Perdidos. | Pesquisa com os alunos do Fundamental I. | |
3. Quais são os maiores problemas do setor? | Entrevista com o funcionário responsável pelo setor. | 8º B |
4. Entrevista com os alunos sobre o setor de Achados e Perdidos. | Pesquisa com os alunos do Fundamental II. | |
5. Quais são os maiores problemas do setor? | Entrevista com o funcionário responsável pelo setor. | 9º D |
6. Entrevista com os alunos sobre o setor de Achados e Perdidos. | Pesquisa com os alunos do Ensino Médio. |
2º a 5º ano | Manual do aluno |
6º a 9º ano | Manual do aluno |
O recreio escolar – uma oportunidade ímpar para o convívio social | |
Promover um bom convívio na escola |
2º a 5º ano | Assembleia dos alunos |
Projeto Recriando o recreio | |
6º a 9º ano | Manual do aluno |
Convivência na Escola | |
Com que roupa eu vou? – Trajes na escola: identidade e adequação | |
Ler o mundo: ler-se |
3º ano do EF | Estudo sobre relações sociais e construção de regras de convivência |
6º a 9º ano | Cotidiano Escolar |
6º ano | Para uma boa viagem na Internet |
Integração dos Alunos | |
2º ao 5º ano | Assembleias |
2º ao 5º ano | Recriando o Recreio |
2º ao 5º ano | Assembleias 2009 / 2008 |
6º a 9º ano | Cotidiano Escolar 2009 / 2008 |
6º ano | O primeiro dia de aula 2009 / 2008 |
7º ano | Assembleias |
O que é uma assembleia | |
Questões discutidas nas assembleias | |
EF e EM | Sistema de representação de alunos |
6º e 7º ano | Recreio Melhor 2009 / 2008 |
7º ano | Uso da quadra |
6º e 7º ano | Uso do banheiro |
5º a 7º ano | Já temos um prédio novo |
EF e EM | Fila da cantina |
EF e EM | Limpeza dos espaços coletivos |
EF e EM | Elevador |
EF e EM | Biblioteca |