Publicidade e Propaganda na ESPM
3 de maio de 2017
A seguir, ex-alunos da Móbile nos contam sobre sua experiência universitária.
Publicidade e Propaganda na ESPM
Beatriz Della Rosa de Souza Amaral
Formanda de 2014
Quando entrei na ESPM, me diziam que seria como se eu nunca tivesse saído da escola, o que eu vejo em parte como verdade e em parte como mentira, mas ambas no bom sentido. A grande mudança é a independência que você adquire assim que entra na faculdade. Não há mais quem cobre lição de casa ou quem faça questão de garantir que o conteúdo foi assimilado e que está sendo revisado em casa. Tudo isso passa a ser tarefa sua e de mais ninguém.
Quando digo que parece escola, não é no sentido de que somos tratados como se estivéssemos no colegial ainda, mas no sentido de que, apesar de haver muita independência e espaço para seguir seu caminho sozinho, há uma grande estrutura, por parte da instituição, que lhe auxilia a ter a melhor experiência de aprendizado que é possível ter. Os professores estão sempre dispostos a sanar dúvidas tanto pessoalmente quanto por e-mails, os materiais aos quais temos acesso são os de melhor qualidade e há um grupo de profissionais sempre à disposição para conversar sobre o curso e sobre dúvidas em geral que os alunos possam ter em relação à faculdade.
A infraestrutura existente na ESPM disponível aos alunos é incrível. A faculdade conta com softwares de pesquisa e bases de dados atualizados, com vários laboratórios de computadores, com estúdios de fotografia e estúdios de rádio e som equipados com a maior qualidade possível. Os alunos, portanto, desenvolvem-se como profissionais tendo acesso à melhor base de materiais e a aulas com professores que, além de acadêmicos, também estão inseridos no mercado de trabalho nas áreas referentes aos cursos que lecionam.
Eu estudo Publicidade e Propaganda, mas a ESPM conta com cursos de Administração, Ciências Sociais e do Consumo, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e TECH, todos com um viés direcionado ao Marketing (vide o nome da faculdade, rsrsrs!) e todos convivendo em harmonia dividindo os espaços dos mesmos prédios. O campus, que abriga todos os alunos de todos os cursos, é formado por vários blocos, mas seu coração é a quadra velha, que foi construída pelos próprios alunos há muitos anos. Nela, em todos os intervalos, há algum tipo de música tocando, algum tipo de ação ou alguma divulgação acontecendo.
Eu vejo a ESPM como um ambiente muito sociável e, em grande parte, isso se deve às pessoas que trabalham e que estudam lá. Logo nos primeiros dias de aula dos calouros, os veteranos preparam uma semana cheia de gincanas e de atividades que promovem a integração entre os novos alunos. No meu semestre de “bixete”, uma das coisas mais divertidas foi uma partida de futebol entre as classes, em que cada jogador ficava dentro de uma bolha gigante da cintura para cima. Todas as semanas de integração acabam com o “Bixo Cross”, a mais engraçada e “melequenta” corrida de obstáculos organizada pelos veteranos. E vale lembrar que participa somente quem quer – todos são muito respeitosos!
Ainda falando de interação e integração, existem várias entidades das quais os alunos podem participar, tais como a Atlética, o Centro Acadêmico, o Diretório Acadêmico, a ESPM Social, a ESPM Jr., entre outras. Algumas possuem processos seletivos e outras não, mas todas estão de braços abertos para aqueles que desejam participar delas. Além disso, caso queiram, os alunos podem treinar e se juntar aos times de esportes da faculdade.
Os cursos, já apresentados, são de oito semestres e, a partir do 5º, a grade horária passa a ser noturna, possibilitando aos alunos a chance de procurar um estágio. A duração mínima do curso é de quatro anos, mas a faculdade possui parcerias com outras ao redor do mundo, abrindo espaço para experiências de intercâmbio, o que aumenta a quantidade de tempo que leva para se formar.
A ESPM realiza vários tours e um programa chamado “Aluno por um dia”, em que alunos que ainda estão no Ensino Médio podem passar um dia na faculdade, fazendo um tour guiado e assistindo a algumas aulas do curso que quiserem. Eu participei desse programa e acho que foi uma experiência bem legal!