Das “páginas da terra” às telas: Terra sonâmbula

17 de março de 2016


No dia 11 de março, mais de cem alunos do Ensino Médio se reuniram no auditório para participar de mais um evento do ciclo Cinema e Saber, sob responsabilidade de João Cunha (Estudos Literários) e do professor convidado Leandro Paim, de História. O filme escolhido foi Terra sonâmbula (2007), da diretora portuguesa Teresa Prata.

Baseado no romance homônimo do moçambicano Mia Couto, o longa apresenta duas histórias que correm em paralelo. O velho Tuahir e o menino Muidinga procuram sobreviver à guerra que se espalha por Moçambique, abrigando-se em um machimbombo (ônibus) queimado. ‘Nesse enquanto’, o jovem Kindzu deseja encontrar um lugar para evitar o conflito, mas conhece Farida… e uma nova busca se inicia.

O premiado romance de Mia Couto integra o programa de leituras do curso de Estudos Literários do 2º ano do Ensino Médio de 2016, o que fez do evento uma excelente oportunidade para discutir-se a adaptação de uma grande obra literária para o cinema. Com isso, os alunos puderam ouvir o sotaque das personagens, sentir as cores do país africano, ver os traços de rostos nativos. Também tiveram a possibilidade de participar de um debate interdisciplinar, que complementou as análises literárias desenvolvidas em classe. Com a participação do professor Leandro, o contexto histórico que permeia a narrativa pôde ser apresentado de forma sólida e reflexiva, instigando complexas interpretações simbólicas do texto ficcional.

Vale destacar que em 2015 foram comemorados os 40 anos da libertação de Moçambique, ante a opressão colonial portuguesa, o que torna não apenas a exibição do filme, mas também, principalmente, o debate sobre o contexto histórico presente na obra, extremamente relevantes, pois dão luz à cultura moçambicana e, de forma mais abrangente, à realidade africana.

João Cunha é professor de Estudos Literários do Ensino Médio.