Debater é preciso…

31 de maio de 2017


O projeto Debatendo, organizado pela Comissão de Debates da Móbile (Grêmio), surgiu com o intuito de submeter os alunos, motivados pelo que aprendem em sala de aula e interessados em ampliar seu conhecimento em um assunto que vem se mostrando efervescente na contemporaneidade, a uma tarde de conversa. O Debatendo surgiu em 2013. Nele, representamos, por vezes, aquilo que é oposto ao que pensamos sobre um assunto, aprofundamos questões pelas quais temos interesse e, sobretudo, realizamos o exercício da argumentação, da oratória e da retórica.

Em vista das atuais mudanças da conjuntura sociopolítica brasileira, o tópico do último Debatendo, que se concretizou no dia 5 de maio, foi a Reforma da Previdência. Cada aluno representou um deputado e seu respectivo partido político, expressando as opiniões dessa figura. Os participantes deveriam escrever “Documentos de Posicionamento Oficial” (DPO), por meio dos quais expressaram seus posicionamentos de acordo com o contexto em que estavam imersos. Além disso, no início do debate, realizaram discursos de abertura de um minuto, em que sintetizaram as opiniões e interesses de seus deputados a respeito da Reforma. Dessa maneira, cada aluno foi incentivado a estudar previamente para o evento, a fim de garantir fluidez e consistência ao debate.

Aprendemos, nas discussões em sala, que um debate produtivo requer, além de argumentos bem embasados e consistentes, respeito às opiniões opostas às nossas. No Debatendo, buscamos nos encaixar em um cenário diplomático e profissional, seguindo os moldes de debate da ONU, em que se mantêm o chamado decoro e as orientações de uma Mesa Diretora, responsável pela coordenação do debate e constituída por membros da Comissão.

Outro ganho proporcionado pela utilização dos moldes de debate da ONU no ambiente escolar é a compreensão por parte dos alunos a respeito das relações nacionais e internacionais, das crises e das conjunturas, da geopolítica e das pautas contemporâneas como as armas nucleares, o petróleo, o tráfico de drogas, as cotas. O Debatendo proporciona a ampliação do conhecimento a respeito de figuras políticas e, acima de tudo, capacita os alunos a enfrentar de forma sadia e organizada as reflexões presentes no contexto escolar, depois universitário e, mais tarde, profissional.

No final de junho, a Comissão de Debates realizará mais um evento: o MobMun. Serão quatro dias de intensos debates e discussões. Os delegados inscritos terão a opção de escolha entre dois temas: a propagação do vírus HIV e a crise no Mar do Sul da China. De um lado, um assunto que abrange crises sociais, a saúde e a falta de amparo entre as nações; de outro, uma crise diplomática e geopolítica intensa que vem crescendo.

Alice Grinbaum e Isabela Di Stefano Kayath são alunas do 3º ano do Ensino Médio.