Dibujos y recuerdos

1 de agosto de 2019


Com o intuito de ampliar a biblioteca cultural e o repertório linguístico de seus alunos, a área de Espanhol organizou uma oficina ministrada em castelhano pelo cartunista Gervasio Troche. Na oficina, o artista uruguaio contou o percurso biográfico que o levou desenhar histórias como as de suas publicações Desenhos invisíveis (2013) e Bagagem (2016) – e propôs uma atividade em que os alunos puderam criar seus próprios desenhos.

Na primeira etapa do projeto, os alunos conheceram a obra do cartunista, retomaram as particularidades dos gêneros tira, historieta e viñeta e aprofundaram seus conhecimentos sobre o cartoon, gênero cujas características se destacam na obra de Troche. Posteriormente, tiveram contato com os desenhos do cartunista por meio de uma atividade com os seus livros publicados. Nessa ocasião, puderam comentar suas impressões e discutir as diferentes possibilidades de leitura das imagens a partir de perguntas como: “Qual história é contada por meio deste desenho?”; “Que efeitos podem ter os desenhos preto e branco?”; ‘Como construir narrativas utilizando apenas imagens?”.

Na etapa seguinte, durante a oficina, o cartunista apresentou seu percurso de aprendizagem, explicou seu processo criativo e propôs que os alunos fizessem desenhos que sintetizassem um recuerdo importante, algo que remetesse a uma memória significativa. Por fim, os alunos criaram legendas interpretativas para seus próprios desenhos, com o intuito de compartilhar os momentos e os temas que constituem as narrativas de suas próprias historietas.