É possível ensinar a escrever literatura?

24 de maio de 2019


Os alunos de 2e 3ano do Ensino Médio foram presenteados com a presença do escritor de literatura contemporânea Marcelino Freire, que esteve na escola para ministrar uma oficina de escrita literária.

Marcelino, que já estivera na Móbile para palestras, escolheu a instituição para a realização de um projeto que está colocando em prática em parceria com o Instituto Itaú Cultural. A escolha se deu, nas palavras de Marcelino, em virtude de nossos “alunos pensantes”. Ficou na memória do autor a capacidade crítica dos alunos e a maneira adequada como se colocam nas situações de palestras e debates.

Em sua oficina, Marcelino orientou a escrita de um texto criativo que demonstrasse uma visão única acerca de um objeto qualquer, definido por uma pergunta feita por outro colega. Os textos, produzidos pelos 46 participantes, trataram de objetos simples, como o relógio, o lápis, as cinzas, a vela, o asfalto, entre tantos outros elementos. A partir dos textos, o autor teceu comentários acerca dos vários recursos literários empregados: metáforas, sinestesias, aliterações, anáforas e muitos outros mobilizados para oferecer visões inusitadas do mundo ao redor.

No final da atividade, Marcelino Freire convidou os alunos a se inscreverem no evento de imersão em poesia que o Instituto Cultural Itaú realizará no mês de julho e que reunirá alunos de várias escolas da cidade. Após esse evento, jovens escolhidos serão os responsáveis por planejar, produzir e ministrar as atividades do Seminário de Arte e Educação que o instituto promoverá no início de 2020.