“É preciso estar atento e forte”
31 de maio de 2019
Há dois anos, os alunos do Ensino Médio da Móbile assistiram à peça 60! Década de Arromba – Doc. Musical, um espetáculo que provocou manifestações de alegria e avaliações positivas em relação ao conteúdo e à forma como apresentou uma década. Neste ano, convidamos a turma a conhecer o novo projeto dos idealizadores daquele espetáculo.
70? Década do Divino Maravilhoso – Doc. Musical põe em cena 27 artistas que atuam, cantam e dançam, acompanhados por uma orquestra de 10 músicos. O “doc. musical”, novo gênero teatral criado pelo roteirista Marcos Nauer e pelo diretor Frederico Reder, propõe um olhar para a época, procurando mostrar os resultados coletivos obtidos pelos artistas, e dá à música o papel de protagonista.
Os alunos assistiram a números musicais que mostraram o cenário artístico nacional e internacional dos anos 1970. Canções dos Novos Baianos, Mutantes, Elis Regina, Raul Seixas, Cartola, Roberto Carlos, Chico Buarque, entre outros artistas do Brasil, revezaram-se com Elvis Presley, ABBA, Queen, Ramones, Diana Ross, David Bowie, apenas para citar alguns dos artistas em foco. Entremeando as cenas, projeções de documentos contribuíam para a compreensão do cenário histórico.
Além disso, os estudantes conheceram as cantoras Sandra Pêra, Dhu Moraes e Leiloca Neves, do grupo As Frenéticas, e Baby do Brasil, que se apresentam retomando e contextualizando alguns de seus maiores sucessos. A interação com a plateia, formada por muitas pessoas que acompanharam esses artistas em décadas passadas, é uma experiência à parte, observada pelos jovens com curiosidade e respeito.
Após o show, parte significativa do elenco, Marcos Nauer e Zanza Capellari, responsável pela direção comercial do espetáculo, responderam às questões dos alunos, que trataram da escolha da profissão, das opções dos idealizadores do espetáculo e da captação dos recursos necessários para realizá-lo.