El Día E
7 de agosto de 2018
O Espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo – são mais de 500 milhões de falantes em mais de 20 países. O estudo de uma língua com tamanha pluralidade oferece grande potencial formador e se apresenta como um poderoso recurso para a ampliação do repertório linguístico e cultural daquele que a aprende.
Como parte de seu percurso de aprendizagens, os alunos do 9° ano participaram do evento El Día E, uma manhã inteira dedicada à imersão no universo cultural hispânico, tão próximo de nós, brasileiros, e nem sempre conhecido em sua diversidade.
Entre as experiências programadas, tivemos o belíssimo espetáculo interativo Carmencita, que une a linguagem clown, teatro de bonecos, dança flamenca e música ao vivo, com acordeom, voz, castanholas e pequenas percussões.
Ainda para ampliar o conhecimento do universo artístico, os alunos participaram do Taller de cajón y palmas – uma oficina de cajón, instrumento de origem afro-peruana que, mais tarde, foi introduzido na música flamenca. Também aprenderam as diferentes palmas do flamenco: sorda e brillante.
Na Prueba de dulces comentada, todos tiveram a oportunidade de degustar tradicionais doces de origem hispânica, tais como polvorones, buñelos, empanadillas, entre outros, escolhidos para mostrar a rica variedade de ingredientes, receitas e tradições dos países de língua espanhola.
E, para marcar o dia como um grande momento de celebração da cultura hispânica, os estudantes construíram e quebraram la piñata, elemento muito presente nas festas mexicanas.
Acreditamos que vivenciar momentos que vão muito além do contato com aspectos conceituais promove a construção de significados e amplia as oportunidades de aprendizagem, tanto do ponto de vista acadêmico quanto social, pois possibilita o deslocamento de si para olhar o outro em suas diferentes culturas e saberes.
Clarissa Zelada e Vanessa Ingegneri – Professoras de Espanhol
Adilson da Silva – Assistente de Espanhol
Alexandre Fiori – Coordenação de Espanhol