¡El Día E!

1 de agosto de 2019


Finalizamos o 1° semestre do 6° ano da Móbile Integral com muita alegria, celebrando a pluralidade cultural no evento ¡El Día E!, um dia inteiramente dedicado a atividades gastronômicas, musicais, artesanais e artísticas que promoveram a experiência dos alunos com elementos de culturas provenientes do universo hispânico.

Orientados pela artista Fernanda Salvini, os alunos produziram uma série de pinturas no estilo do grupo étnico huichol, povo que, em sua maioria, se isolou nas montanhas de Jalisco, no México, e em cujos desenhos se destacam motivos de plantas e animais da região.

Todos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os aspectos estético e social do fileteado porteño – produto cultural clássico da cidade de Buenos Aires, declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – e de produzir os seus próprios fileteados.

Enquanto participavam de uma degustación riquísima, os alunos conversaram com a convidada espanhola Elça Martins, que abordou o aspecto social das tapas, tradição gastronômica na Espanha e atualmente uma das mais exportadas a outros países.

Coordenando as tarefas em equipes, todos participaram da oficina de Cajón y Sevillanas com o músico Lucas Ruedas e com a bailaora Clarissa Zelada. Nessa atividade, que integrou as linguagens verbal, musical e corporal, os alunos tocaram o cajón, instrumento de origem afro-peruana, e aprenderam alguns passos das Sevillanas, uma das danças mais tradicionais da Espanha.

Quanto à multiplicidade de linguagens, vale destacar o espetáculo interativo Doña Ubenza. Nesse teatro de bonecos, a atriz Cris Miguel contou histórias de povos ancestrais da América Latina, como os Mapuches do Chile e da Argentina, e representou contos da cultura andina da Bolívia e do Peru.

Dessa forma, acreditamos enriquecer a aprendizagem e as experiências dos alunos, utilizando os sentidos e a imaginação deles ao longo de um percurso de muitas descobertas.