Em contato direto com a obra impressionista
7 de março de 2016
No dia 26 de fevereiro, sexta-feira, um grupo de 60 alunos do 3º ano do Ensino Médio visitou o acervo do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, com o fim de entrar em contato direto com as obras do Impressionismo, um dos temas do curso de Estudos Literários.
O grupo, orientado pela professora Cristiane Siniscalchi e pelos monitores do Museu, explorou obras icônicas do movimento, como a tela A canoa sobre o Epte, de Claude Monet, Rosa e azul – As meninas Cahen d’Anvers, de Renoir, e as conhecidas bailarinas de Edgar Degas. A proximidade das obras permitiu que os alunos observassem elementos característicos dessa corrente da pintura, como a aplicação da tinta na tela e a exploração do gesto do artista, que se tornam menos perceptíveis e significativos quando o estudo se limita às reproduções impressas ou projetadas.
A fim de completar esse estudo, o grupo percorreu os cavaletes para formar uma visão geral da arte anterior e posterior ao movimento, com ênfase nas obras de Édouard Manet, considerado o principal precursor do Impressionismo, e de alguns artistas das vanguardas europeias de início do século XX, já antecipando outro tema do curso.
Ao promover esse contato direto com as obras, pretendemos que os alunos ampliem sua condição de investigar os aspectos formais da arte não verbal, o que contribuirá para que estabeleçam um diálogo mais efetivo entre as artes e para que mantenham seu interesse pelo repertório cultural produzido ao longo do tempo.