Em primeira saída do ano, Infantil 4 explora mundo de seres pequeninos
27 de abril de 2018
A primeira saída pedagógica do Infantil 4 neste ano foi ao Planeta Inseto, exposição que acontece no Museu do Instituto Biológico e mostra a importância dos insetos e seu universo particular. Essa atividade tem como objetivo enriquecer nosso estudo sobre o tema Bichos de Jardim, bem como ampliar o repertório de experiências de nossos alunos.
Ao chegarmos ao local, as crianças desceram do ônibus muito animadas e curiosas para conhecer e explorar o ambiente. Num primeiro momento, cada criança teve oportunidade de dizer o nome de um inseto que conhecia, e entre eles muitos bichos de jardim foram citados. Nessa visita, os alunos descobriram, surpresos, que nem todos os “bichinhos de jardim”, como tatu-bola, aranha, minhoca e centopeia, são insetos. Após essa explicação, eles começaram a conhecer os insetos um a um, as diferenças entre machos e fêmeas e os diversos ciclos de vida de cada um. Puderam pegar em suas mãos larvas, besouros, bicho-pau e até a barata-de-madagascar. Algumas crianças, destemidas, logo se ofereceram para segurá-los; outras, mais cautelosas, quiseram apenas passar a mão neles; enquanto algumas se contentaram em observá-los com atenção. Por meio dessa experiência, nossos alunos tiveram a oportunidade de sentir a textura da cobertura desses insetos e até rir com as cócegas feitas por as patas deles.
Conheceram besouros e suas diferentes espécies, suas larvas, além do besouro adulto, e fizeram uma descoberta surpreendente: a joaninha é uma espécie de besouro!
O bicho-pau mereceu uma atenção especial! Foi uma surpresa descobrir que o macho possui asas e é bem menor que a fêmea. Seu corpo, muito semelhante a pequenos gravetos, facilita sua fuga de possíveis predadores. Procurá-los entre os galhos foi uma diversão à parte.
As turmas do Infantil 4 conheceram o ciclo de vida do bicho-da-seda e todas as fases da transformação desse inseto. Tiveram a oportunidade de manipular a lagarta, o casulo e o fio que ela produz.
Na sala temática das abelhas sem ferrão, esse incrível inseto pôde ser observado em plena atividade produzindo mel, o que fez com que os alunos se sentissem dentro de uma colmeia. Nossos pequenos viram bem de perto quatro réplicas de abelhas sem ferrão das espécies jataí, iraí, mandaçaia e uruçu-amarela, aprenderam mais sobre o modo de vida desses insetos e assistiram a um vídeo contando mais sobre eles. Em outra sala especial, observaram também a agitação das formigas em suas atividades no formigueiro e aprenderam que cada uma tem seu papel dentro dele.
A última atração nessa visita foi o “baratódromo”, onde são realizadas corridas de baratas!
Após conhecerem muitas novidades, houve tempo ainda para saborear um gostoso lanche.
Agora, com novas informações e a curiosidade ainda mais aguçada, daremos continuidade ao nosso estudo em sala de aula!