Encontro com Profissionais

28 de março de 2018


No dia 17 de março, um sábado, pais e alunos do Ensino Médio participaram do evento Encontro com Profissionais. A palestra de abertura – “Liderança, diversidade e conectividade” –, ministrada por Paula Bellizia, atual presidente da Microsoft no Brasil, apresentou temas fundamentais que norteiam o projeto de escolha de uma profissão e problematizou questões contemporâneas relacionadas ao perfil do profissional do século XXI: implicações do uso de tecnologia, seus impactos nas carreiras do futuro, liderança e a importância da diversidade como representação da sociedade em qualquer ambiente profissional.

Paula narrou passagens de sua trajetória até ocupar seu cargo atual, discutiu a importância de ter projetos aliados a uma causa para o país e ressaltou o papel da educação como eixo fundamental para resolução dos principais desafios da atualidade. Trouxe também a ideia de que, no futuro próximo, as profissões serão resultado da intersecção de diferentes áreas do conhecimento com perfis diversos, sendo fundamental o desenvolvimento de habilidades como empatia, comunicação e colaboração.

Após a palestra, os participantes se dirigiram aos ciclos de mesas-redondas para conversar com profissionais de diversas áreas – Medicina, Biologia, Enfermagem, Direito, Publicidade, Jornalismo, Psicologia, Engenharias, Artes Cênicas, Medicina Veterinária, Música e Arquitetura estavam entre as profissões contempladas. No segundo ciclo, os profissionais compartilharam com os participantes o que eles gostavam quando eram alunos do Ensino Médio e como suas preferências acabaram influenciando (ou não) suas trajetórias profissionais.

No intervalo entre os ciclos de conversas com os profissionais, os pais e alunos do Ensino Médio puderam ampliar o contato com diferentes relatos de experiências. No corredor do colégio, havia uma “árvore” com diversas trajetórias profissionais contadas em podcasts. Entre outros relatos, foi possível ouvir um cientista político que trabalha com direitos humanos na Comissão de Combate ao Trabalho Escravo, a experiência de uma médica que trabalhou na África e pesquisa a vacina contra a dengue, além do caminho não linear de uma produtora executiva de Cinema e Audiovisual formada em Letras.

Após o evento, alguns alunos foram convidados a escrever sobre suas experiências sobre o tema:

 

“A palestra com Paula Bellizia trouxe um grande esclarecimento sobre a imprevisibilidade das mudanças que ocorrerão nas nossas trajetórias profissionais e o fato de que se consegue alcançar grandes conquistas e superar desafios com trabalho duro e motivação. Além disso, discutiu-se sobre como a tecnologia progressiva rapidamente está ganhando espaço na realização dos mais diversos ofícios e como a importância da conectividade vem crescendo. Os ciclos de conversa com profissionais esclareceram questões sobre as mais diversas profissões, e parece que ajudou o aluno a avaliar se aquela área irá torná-lo bem-sucedido e realizado, tanto na carreira quanto na vida pessoal, aliviando a pressão sobre a escolha da futura ocupação.”

(Emilia Guilhermina de Paula Fonseca – aluna do 1º ano do EM.)

 

“Todo mundo muda o tempo inteiro. Agimos de modos diferentes em casa ou na escola, com a família ou com amigos, e até dentro de casa com nossos pais ou com irmãos. Não somos máquinas feitas para uma função vitalícia; temos inúmeras habilidades, vontades e medos em diferentes momentos da vida. Sendo assim, qual é o sentido do estereótipo de que temos de ter a vida pronta e planejada aos 25 anos? No evento de orientação profissional, teve gente que trocou de Medicina para Administração e até de Teatro para Programação. Isso nos tranquiliza na tomada de decisão de escolha de carreira. Sabendo que mudamos tanto como pessoas é bom ter em perspectiva que podemos mudar de profissão.”

(Nicolas Macedo Malucelli – aluno do 2º ano do EM.)

 

“Apesar da constante ansiedade de precisar fazer uma escolha decisiva ao final deste ano, também há uma sensação (quase imperceptível) de entusiasmo em poder, finalmente, fazer uma escolha! Em situações de encontros com profissionais, sempre há um pensamento diferente a cada apresentação, tanto a inclusão de mais uma possibilidade na lista de carreiras a ponderar como uma comprovação de que minha principal opção de fato é feita para mim, ou ainda descartar completamente determinada alternativa que não se encaixa nas minhas expectativas. Em qualquer um dos casos, nunca se deixa de ter certa admiração por todas as pessoas que vêm contar sua própria trajetória, linear ou não, sempre composta de escolhas unicamente delas e que as levou para lugares em que elas se sentem (eu acredito) realizadas. Independentemente de voltar para casa mais confusa ou mais convicta do que eu quero, certamente volto mais interessada em descobrir, e mais tranquila em perceber que não existe um caminho único e certo para percorrer.”

(Iasmin Rao Paiva – aluna do 3º ano do EM.)

 

Eventos de Orientação Profissional permitem aos adolescentes e seus pais que reflitam sobre aspectos importantes para a construção de um projeto de vida. Como afirmou Paula Bellizia em sua palestra, a ambição, a paixão, a resiliência e a determinação são fatores fundamentais que devem impulsionar a trajetória de cada um nas diferentes profissões.

Coordenação do Ensino Médio