Encontros e reencontros

30 de agosto de 2017


Você se lembra de seu período de Ensino Médio? E da sensação de deixar o lugar no qual cresceu física, emocional e intelectualmente? Que memórias restaram desse tempo? Você retornaria ao local que foi, por alguns anos, parte de seu dia a dia e que faz, até hoje, parte de quem você é?

Durante os anos nos quais frequentamos a escola, entramos em contato com novas experiências a todo o momento. Especialmente quando atingimos o último estágio desse processo: o Ensino Médio. Esse é o período em que os adolescentes aprendem a lidar com aquilo que o mundo lhes trará assim que saírem, definitivamente, pelo portão azul na Rua Diogo Jácome. Ao longo dos anos, na Móbile, adquirimos autonomia e somos incentivados a desenvolver nossas habilidades pessoais. Isso tudo pensando que depois dessa etapa seguiremos cada um seu próprio rumo, com diferentes escolhas a fazer e novos caminhos a tomar. Ao final desse ciclo, no entanto, todos sentimos um certo vazio, uma vez que o que nos era comum se vai definitivamente.

A vida na Escola Móbile chega ao fim ao mesmo tempo que se inicia um novo período para cada um dos ex-alunos, agora distantes uns dos outros. Ainda assim, o que aprenderam e viveram na escola permanece marcado dentro de cada um, não apenas como memórias, mas como parte de seus processos de desenvolvimento e de suas histórias individuais e coletivas.

A ideia de fazer um campeonato para ex-alunos do colégio surgiu em uma das reuniões do Grêmio Glória Martini em 2016 e tornou-se realidade devido ao esforço dos formandos de 2017, apoiados pelo coordenador do 3º ano, Blaidi Sant’Anna, e seus assistentes, Clara Colombo e Vinícius Carbone. O encontro teria como objetivo principal reunir pessoas que estão em diferentes etapas de suas vidas num evento que as levasse de volta aos seus anos de escola.

A partir disso foi organizado o 1º Campeonato de Ex-Alunos do Colégio Móbile. No dia 12 de agosto de 2017, a Móbile recebeu cerca de 160 alunos das turmas de 2010 a 2017 para que relembrassem um pouco do que viveram nesse espaço, reencontrando os velhos amigos e conhecendo outras gerações de alunos formados por aqui. Os ex-alunos, já saudosos em relação ao período escolar, compreendem que os rumos distintos que tomaram não rompem a conexão que têm com a escola.

Para o torneio, cada equipe era composta por ex-alunos de uma turma. Essas equipes disputaram três modalidades diferentes: queimada, vôlei e futsal. A princípio, houve a divisão de sexo por modalidade. Porém, a integração de todos os participantes foi tamanha que, ao final, todos os times se tornaram mistos.

Ao longo do dia, os ex-alunos puderam caminhar pelos espaços que costumavam frequentar durante o período em que estudavam na escola e, além disso, conhecer e se surpreender com as novas instalações da Móbile. Depois, reuniram-se em um lanche coletivo e assinaram o livro de memórias, deixando suas marcas naquele espaço que, um dia, foi a segunda casa de cada um. Houve encontros e reencontros. Todos puderam rever as pessoas com as quais haviam perdido contato e puderam relembrar e reviver a sensação e a experiência de serem Móbile.

Ao final, a turma de 2016 foi a grande vencedora do campeonato, não apenas pelo esforço que teve nos jogos, mas pela integração que sempre apresenta. A turma de 2013 ficou na segunda posição e a de 2011 em terceiro lugar, mostrando que o tempo não diminuiu a garra de quem se forma aqui. Mesmo que já não andem mais pelos corredores da escola e já não vivam mais as experiências dos atuais alunos da Móbile, todos carregam em suas mentes e, principalmente, em seus corações tudo o que passaram enquanto estiveram aqui.

 

Gabriela de Moraes Ligabue é aluna do atual 3º ano do Ensino Médio.