Entre historietas y dibujos

1 de agosto de 2019


Com o intuito de ampliar a biblioteca cultural e o repertório linguístico de seus alunos, as áreas de Espanhol e Artes organizaram uma oficina ministrada em espanhol pelo cartunista Gervasio Troche. Na oficina, o artista uruguaio contou o percurso biográfico que o levou criar historietas – como as de suas publicações Desenhos invisíveis (2013) e Bagagem (2016) – e propôs uma atividade em que os alunos puderam criar suas próprias histórias em quadrinhos e expor suas narrativas.

Nos dias anteriores à oficina, os alunos entraram em contato com os desenhos de Troche por meio uma atividade com os livros do artista nas aulas de Espanhol. Primeiramente, foi projetado um desenho para que os alunos pudessem comentar suas impressões e discutir as diferentes possibilidades de leitura da imagem a partir de perguntas como: “Qual história é contada por meio deste desenho?”; “O autor utiliza balões de fala?”; “E cores?”. Depois, os alunos receberam exemplares de Bagagem e Desenhos invisíveis e, colaborativamente, associaram os desenhos a alguns elementos utilizados pelo artista, como prédios, ruas e chuva, entre outros. Além disso, reconheceram nos desenhos a expressão de diferentes emoções, como medo, alegria, tristeza, nostalgia.

Já na etapa final da oficina, mediados por Troche, os alunos puderam explicar seu processo de criação e analisar os temas, personagens e figuras mais recorrentes nas historietas criadas, compartilhando suas diferentes leituras e interpretações.