Entre no jogo!
4 de outubro de 2019
Bem mais do que uma brincadeira, o jogo é parte integrante do ser humano, pois, por meio dele, o homem desenvolveu suas habilidades de raciocínio, de solução de problemas, de desenvolvimento de ferramentas, de socialização, de afetividade e de utilização do corpo como instrumento de construção e mudança do meio que o cerca.
O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem. Necessário ao nosso processo de desenvolvimento, tem uma função vital, principalmente como forma de assimilação da realidade, além de ser culturalmente necessário para a sociedade como expressão de ideais comunitários.
O jogo mantém uma relação estreita com a construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem. Aprender por meio de jogos tradicionais, de novos jogos inventados, e pela elaboração coletiva de novos significados para eles propicia uma educação para a autonomia e para a cidadania. O exercício da criatividade lúdica carrega em si valores de cooperação e de respeito à diversidade. A criança aprende regras, assim como a ganhar e a perder, além da divisão de espaços.
O desejo de jogar estimula a criança a descobrir, a manipular, a observar, a relacionar, a exercitar suas capacidades, a interpretar o mundo que a rodeia, a desenvolver sua personalidade e a encontrar seu lugar no grupo no qual está inserida.
Por sua importância e significado, o jogo foi o tema de nosso XVI Sábado Cultural. Nele, pais e filhos puderam esquecer por alguns minutos o que acontecia lá fora e se concentrar nas diversas propostas desafiadoras e envolventes elaboradas para cada faixa etária. Jogos tradicionais, digitais e confeccionados com materias reciclados foram igualmente requisitados por todos, e tivemos, assim, um dia de muita afetividade e aprendizado.
Para finalizar esse dia tão prazeroso, nada como produzir o próprio jogo. E foi o que as crianças fizeram: as turmas de Infantil 2 e 3 construíram um Jogo da Memória e as turmas de Infantil 4 e 5, um Jogo da Velha.
Está curioso para ver como foi? Veja as fotos a seguir.