Ciências Sociais na USP
3 de maio de 2017
A seguir, ex-alunos da Móbile nos contam sobre sua experiência universitária.
Ciências Sociais na USP
Lucca Palmieri
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), sem sombra de dúvidas, é um lugar que poderíamos chamar de excêntrico. Quando se ouve falar dessa instituição, muitas características vêm à mente (algumas boas, outras nem tanto). A FFLCH é reconhecida por muitos como uma instituição histórica e de excelência nas áreas que abarca: Letras, História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais.
A FFLCH é um ambiente muito rico em diversidade, no qual você interage com pessoas com as quais nunca imaginaria interagir. Dentro da Faculdade, você tem uma miríade de possibilidades do que fazer, desde se juntar a um coletivo político ou criar um grupo de estudos a fazer uma iniciação científica. As possibilidades são muitas!
Dentro da Cidade Universitária, essas áreas se dividem em três prédios. Temos primeiramente o de História e Geografia, onde se encontra também o famoso Vão, local de encontro e confraternização da população uspiana. Passando por ele, e indo em direção ao morrinho, outro local típico de encontro do pessoal, temos o Prédio do Meio. Nesse prédio, encontram-se a Filosofia e a Ciências Sociais. Por fim, no último deles, encontra-se a Letras, perto do qual fica nossa grande biblioteca, a Florestan Fernandes.
Posso falar com mais propriedade do curso que frequento: Ciências Sociais. Muitos se perguntam no que ele de fato se baseia; caso você tenha interesse por esse curso, espere ser indagado sobre ele nos almoços de família. Basicamente, as Ciências Sociais se dividem em três áreas: Sociologia, Antropologia e Ciência Política, e é a partir delas que se estrutura o curso. Temos quatro semestres que focam criar uma base sólida de conhecimentos sobre esses três temas, para que, no início do 5º semestre, comecemos a nos especializar em assuntos que nos são mais caros.
Cada uma dessas áreas tangencia um aspecto da vida humana em sociedade. Definindo de forma básica, em Sociologia, estudamos os fenômenos decorrentes da interação entre seres humanos. Estudamos autores como Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber (também conhecidos como os “três porquinhos da Sociologia”).
Em Antropologia, por outro lado, analisamos de forma mais total o homem e a humanidade, tocando em temas mais ligados à cultura e a povos muito diferentes de nós. Estudamos autores como Bronislaw Malinowski, Marcel Mauss e Claude Lévi-Strauss.
Por fim, em Ciência Política, estudamos a política em si, com suas teorias, filosofias, ideologias, sistemas, entre outras. Nessa matéria, estudamos autores como Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Karl Marx (ele é bem importante).
Como vocês devem ter percebido, Ciências Sociais é um curso que demanda certo prazer em ler, dado que a carga de leitura é bem grande! Ao longo do curso, também temos aulas de Economia e Estatística (sim, temos Exatas), as quais demandam mais empenho.
Temos diversas críticas à universidade, que tem uma fama de ter pouco dinheiro e de ser sucateada; entretanto, quanto ao curso, podemos citar poucas. De fato, a FFLCH não se encontra nas melhores condições físicas, mas isso é ofuscado pela qualidade de suas aulas, professores e experiências que são adquiridas.
Um grande benefício de estudar na USP é o de vivenciar as diferenças e conviver com pessoas de outros institutos e outras vivências. Caso deseje, você pode cursar matérias em outros lugares, como a ECA (Escola de Comunicação e Artes), a FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) ou até o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas)!
A USP, no geral, e a FFLCH, em particular, se enquadram muito nisso. São lugares em que é muito legal estudar, por conta da liberdade que possuímos e, como já disse, da diversidade de pessoas e ideias com as quais nos deparamos, sendo sempre uma experiência rica e valorosa.