Estudo de Paisagens Sonoras
5 de dezembro de 2018
Com base na obra do canadense Murray Schafer, as professoras de Música e Arte do Movimento vêm trabalhando, ao longo do semestre, o conceito de “paisagem sonora” com os alunos do 1º ano. A ideia é estimular as crianças a perceber os sons que fazem parte do nosso cotidiano e a notar que cada ambiente tem seu conjunto de sons próprios.
Após trabalharem com as paisagens sonoras da escola, as turmas partiram para a exploração dos arredores da Móbile. Parte dos alunos visitou a Praça Cidade de Milão, enquanto outros fizeram um passeio a uma feira livre próxima à Móbile. Muitos foram os sons e movimentos captados nesses diferentes espaços: do trânsito e seus diversos elementos sonoros aos ruídos de pássaros e cães brincando. As produções sonoras também foram variadas e observadas no caminhar sobre folhas secas, nos momentos de lazer no parquinho e na deliciosa sinfonia produzida quando os alunos, ao mesmo tempo, deram a primeira mordida em seus “pastéis de vento”.
Além das questões sonoras inerentes aos dois espaços, a percepção de como os corpos – as pessoas – se movimentam e interagem nesses diferentes lugares também foi um aspecto destacado e trabalhado pelas professoras.
Depois de superarem o imenso desafio que é permanecer em silêncio durante esses percursos, os alunos conseguiram distinguir diversos ruídos, e as turmas voltaram para a escola com uma coleção de sons gravados ao longo dos passeios. O objetivo de cada sala é, agora, tentar utilizar esse acervo em novas produções, transformando sons coletados no cotidiano e os movimentos percebidos em Música e Dança.