Estudo do Meio

2 de julho de 2018


Nos dias 16 a 18 de maio, os alunos do 7º ano participaram do Estudo do Meio, uma pesquisa investigativa interdisciplinar realizada na região de Brotas (SP), com o objetivo de ampliar o conhecimento de diferentes realidades sociais, culturais e ambientais. O envolvimento, o empenho e o entusiasmo dos estudantes destacaram essa atividade como um dos principais momentos de estudo coletivo e colaborativo do semestre. Um relato de viagem foi produzido para finalizar o trabalho.

A primeira parada do percurso foi na Fazenda Ibicaba, localizada no município paulista de Cordeirópolis. Nesse espaço representativo de mudanças importantes ocorridas no século XIX, a reflexão sobre as formas de preservação da memória colonial, promovida pela disciplina de História, retoma o passado escravista brasileiro e revela as contradições da vinda de colonos estrangeiros ao país para se dedicarem ao trabalho nas produções do café. Percorrendo a fazenda, os alunos conheceram a casa-grande, a senzala e a casa do colono, construções de diferentes portes que representam a divisão social de classes característica do período histórico e reproduzida a partir da ocupação dos locais, da mobília utilizada e das histórias relatadas. Em parceria com a disciplina de Matemática, como foco do Projeto Estatística, os dados numéricos de pesquisa coletados nas medições dos espaços contribuíram para a análise das relações trabalhistas e sociais estabelecidas antigamente.

Já na cidade de Brotas, em visita à Fundação Centro de Estudos do Universo, os estudantes assistiram a uma projeção, a céu aberto, em um amplo painel com efeitos especiais. Essa atividade, promovida pela disciplina de Ciências, possibilitou que compreendessem o processo de formação geológica da Terra. Em continuidade, dentro de uma caverna cenográfica, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o ofício de profissionais que estudam a presença de animais e vegetais no passado do planeta Terra, registrados geologicamente por meio dos fósseis. Para isso, os alunos entrevistaram um paleontólogo e puderam esclarecer dúvidas sobre as pesquisas realizadas nessa área do conhecimento científico. Por fim, ainda no CEU, durante outro dia da viagem, o filme Universo líquido, transmitido em uma sessão multimídia na sala de projeção cine-dome, aprofundou a investigação sobre a formação do Universo, motivada pela busca de respostas a perguntas como: É possível existir vestígios de vida em outros astros do sistema solar?

O município de Analândia (SP) centralizou a pesquisa de campo realizada pela disciplina de Geografia. Para ampliar os conteúdos referentes a Paisagens geográficas e Modo de produção industrial, duas atividades complementares instigaram os alunos à reflexão tendo em vista as diferentes modalidades de entrevistas realizadas, quantitativa e qualitativa. Os alunos conheceram a linha de produção da mineradora Jundu, assim como iniciativas adotadas pela empresa para tentar mitigar os impactos da atividade extrativa no meio ambiente. Além disso, puderam confrontar os dados coletados na Jundu com o que foi citado pela população de Analândia nas entrevistas feitas pelas ruas da cidade.

Não houve, porém, só momentos de trabalho. O período de permanência no acampamento Peraltas foi marcado por lazer nas piscinas, nas quadras e no lago. Futebol de sabão, gincanas e tirolesa foram algumas das recreações praticadas. Na última noite, juntos, os alunos cantaram e dançaram os clássicos da música caipira em torno de uma inesquecível fogueira. No último dia, pela manhã, conheceram o centro de Brotas e desfrutaram de um delicioso sorvete.

Três dias de experiências valiosas, as quais mobilizaram atitudes investigativas e instigaram a curiosidade, além de terem proporcionado momentos de muita diversão, interação social e descobertas. Como atividade final, encaminhada pela disciplina de Língua Portuguesa, essa vivência foi registrada em um relato de viagem, propondo aos alunos que tanto expusessem os resultados e conclusões de uma pesquisa investigativa proposta pelas demais disciplinas quanto expressassem, de forma poética e subjetiva, o encantamento e a percepção sensível da realidade experienciada no Estudo do Meio.

Márcia Ruiz e Felipe Molina são coordenadores do 7º ano.