Estudo do Meio do 6° ano amplia, em campo, o olhar e a prática investigativa dos alunos
1 de julho de 2019
No segundo projeto multidisciplinar do 6° ano, os alunos puderam combinar trabalho e diversão durante três dias de viagem a Leme, interior de São Paulo.
Atividades e observações variadas desenvolvidas na prática ampliaram o olhar investigativo de nossos alunos. Dando continuidade à prática do olhar investigativo exercitado na metrópole durante o Projeto São Paulo e em diversas outras atividades de investigação, o Estudo do Meio do 6° ano debruçou-se sobre o campo, sobre as questões da vida rural.
Em Geografia, os alunos puderam comparar a estrutura e os processos envolvidos na agricultura familiar e no agronegócio. A área de História dedicou-se à comparação entre o trabalho rural da atualidade e aquele praticado no período Neolítico, remetendo-se às origens da agricultura. Já em Ciências, diferentes métodos de coleta relacionados à análise da biodiversidade animal e vegetal foram exercitados em campo. Além disso, as contações de histórias típicas da tradição rural possibilitaram a análise de variantes linguísticas da nossa Língua Portuguesa.
Todo esse trabalho em campo foi permeado por momentos de integração e lazer no acampamento “Repúbllica Lago”, onde as crianças participaram de brincadeiras, atividades e jogos coletivos, como arvorismo, tirolesa e passeios de banana–boat. Foram três dias de convivência e trabalho intensos, repletos de conquistas e aprendizagens para esse grupo de estudantes que se mostrou engajado, motivado e cheio de energia.