Estudo do Meio do 6º ano

6 de junho de 2016


Interessar
Indagar
Supor
Conhecer
Sentir
Refletir
Discutir
Concluir
Comunicar
Os trabalhos de pesquisa realizados pelo 6º ano no 1o semestre

Mobilizar as ações mentais que compõem o título desta apresentação constitui-se como objetivo fundamental dos dois projetos desenvolvidos pelo 6º ano no 1o semestre: Um olhar investigativo sobre a cidade de São Paulo e Estudos sobre elementos naturais, humanos e sociais na região de Leme e Rio Claro.

Conhecer a cidade de São Paulo, ampliando a visão sobre aspectos que rotineiramente passam despercebidos, iluminando-os com curiosidade, indagações, estudos e reflexões, caracteriza-se como a intenção mais ampla e formadora das pesquisas que os alunos do 6º ano realizam sobre a cidade de São Paulo. Dessa maneira, a motivação, associada às indagações que acompanham a curiosidade sobre os diversos temas apresentados e espaços pesquisados, é o primeiro passo do trabalho de pesquisa:

  • Por que os aviões não se chocam no espaço aéreo da cidade? – Campo de Marte;
  • As ideias modernistas estão presentes na Arte da cidade ainda hoje? – Teatro Municipal e Paço das Artes;
  • Como as transformações da cidade influenciam na cultura de rua? – São Mateus em Movimento e Beco do Batman;
  • Como o crescimento da cidade de São Paulo alterou a fauna e a flora nativas da região? – Visita ao Parque da Cantareira e Centro de Controle de Zoonoses;
  • Como o país, que hoje corre sobre rodas, deslizava sobre trilhos no passado? – Estação da Luz e Vila Inglesa;
  • Por que e como ocorreu a imigração japonesa na cidade de São Paulo? – Bairro da Liberdade, Museu da Imigração Japonesa e Cerimônia do Chá;
  • Será que existe um meio de transporte melhor que os outros? – Centro de Controle Operacional do Metrô;
  • Indagações a respeito da forma como a cidade se apropriou de seus rios – Parque do Tietê e Coletivo Ocupe e Abrace.

A escolha dos temas a serem investigados de acordo com o interesse dos alunos, com certeza, fortalece o vínculo dos estudantes em relação ao desenvolvimento dos estudos. Os trabalhos de campo, antecipados por momentos em que as crianças tecem indagações, suposições, bem como estratégias de pesquisas acerca dos títulos, acontecem em um clima de muito envolvimento, trabalho e ação.

Munidos de conhecimentos sobre o objeto investigado, os estudantes retornam às salas de aula, tecem respostas às suas indagações e confrontam as suposições que construíram antes do trabalho do Estudo do Meio. Posteriormente, finalizam suas investigações organizando uma exposição oral em que têm a responsabilidade de divulgar os dados e as conclusões das pesquisas desenvolvidas para os colegas de classe. Para essa finalização, nas diversas disciplinas que participam do projeto, estudam o gênero seminário.

De maneira similar, no 2o bimestre, os alunos partem para outro trabalho de campo na região de Leme e Rio Claro. Além das aprendizagens acadêmicas esperadas e mobilizadas que se referem ao trabalho investigativo, eles são solicitados a conquistar uma ampliação de suas habilidades sociais. Cuidar de si e cuidar da vida em grupo, com certeza, são conquistas importantes no avanço da autonomia.

Por outro lado, se temos como pano de fundo a esfera social do grupo de crianças que estabelece um convívio intenso e prolongado por três dias, temos também a oportunidade de estudar alguns dos elementos que compõem o ambiente dessa região do estado de São Paulo. Novamente, como fator que mobiliza os alunos para suas investigações, lançamos indagações que disparam as discussões a respeito de alguns elementos do ambiente da região visitada:

  • Por que o RepLago optou por uma horta orgânica?
  • Como lidar com os resíduos produzidos por 180 pessoas convivendo no mesmo espaço?
  • De onde vem e para onde vai a água que encontramos no acampamento?
  • Quais outros seres vivos você imagina que vivem na lagoa, além dos peixes?
  • Onde vivem os animais na área de reflorestamento?
  • Quais histórias o bairro antigo nos conta?
  • Qual é a história desse lago?
  • Como as abelhas se organizam para produzir o mel?

Ao retornarem da viagem, os estudantes trabalham com os dados coletados em campo. Orientados pelas diversas disciplinas envolvidas no projeto, compõem um painel que, além de apresentar um relato escrito da experiência vivida pelo grupo na trajetória de suas pesquisas, registra também impressões, sensações, lembranças, vestígios, desenhos, fotografias, frutos das experiências de investigação.

Retomando os verbos que sugerem as ações mentais que esperamos desenvolver nos estudantes e que iniciam esta apresentação, acreditamos que estamos formando crianças e jovens ativos e capazes de responder às demandas que a realidade, de maneira incondicional, regularmente nos apresenta.

Acompanhe as fotografias que ilustram os trabalhos que foram realizados.

Clique aqui para ver a apresentação de temas e questões dos trabalhos de pesquisa.