Estudo em Brotas – 7º ano
28 de junho de 2016
As disciplinas de Geografia, História, Ciências, Artes e Língua Portuguesa propuseram aos alunos sequências de atividades que promovem uma atitude investigativa e a aprendizagem de procedimentos de pesquisa de campo, como observação, coleta e organização de dados.
Os alunos iniciaram sua viagem de Estudo do Meio conhecendo diferentes lugares da Fazenda Ibicaba, sede da primeira colônia do Brasil e uma das mais importantes do país. Essa fazenda foi a pioneira na substituição de mão de obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães, trinta anos depois de sua fundação. Diferentes locais e histórias trouxeram as memórias do passado escravista que a Fazenda se propôs a preservar e apresentar.
Após a visita, os alunos partiram para Brotas e visitaram o Centro de Estudos do Universo, onde aprofundaram seus estudos sobre o Sistema Solar, considerando as características do planeta Terra que permitiram o surgimento dos seres vivos como os conhecemos.
É provável a existência de vida em outros planetas do Sistema Solar? Para responder a essa e outras questões, os alunos revisitaram as principais características dos planetas, percebendo que há superfícies que diferenciam um planeta do outro. A entrevista com um astrônomo também ampliou os conhecimentos e esclareceu as curiosidades dos alunos, algumas delas levadas de São Paulo.
Ainda no Centro de Estudos do Universo, a interação com um grande painel com efeitos especiais a céu aberto permitiu aos alunos compreender geologicamente a formação da Terra, desde o período Pré-cambriano até o Quaternário.
No próprio acampamento, foi possível acompanhar o processo produtivo de industrialização do leite, que se inicia com a coleta da matéria-prima. Após a ordenha, o leite é conservado em tanques e encaminhado para as unidades de fabricação. Na fábrica de laticínios, os alunos acompanharam o recebimento da matéria-prima e, durante as entrevistas, coletaram dados relevantes sobre como são realizadas as análises para verificação de qualidade e padrão do produto. Por meio de observação e informações obtidas, compreenderam que, uma vez aprovado, o leite é transferido para os tanques de estocagem, onde aguarda a transferência para a fabricação dos produtos. Qualquer que seja o produto, a primeira operação a ser feita é a de pasteurização do leite. Os alunos ficaram atentos e, ao mesmo tempo, surpresos ao descobrirem que a principal finalidade do processo é destruir ou inativar os microrganismos patogênicos como os coliformes, que podem transmitir doenças para o ser humano, a fim de manter intactas as qualidades nutritivas do leite.
A partir daí, dependendo do derivado que a fábrica de laticínios deseja produzir, o leite é submetido a um processamento específico. Os alunos experimentaram diferentes tipos de iogurtes e queijos e acompanharam a cadeia produtiva desses produtos até seu objetivo final, chegar aos pontos de venda. Agora, os alunos têm o desafio de responder como essa experiência tão diferente da vivida na cidade contribuiu para que cada um construísse argumentos que comprovem ou refutem a hipótese de que a agricultura é realizada segundo uma dinâmica industrial.
O contato com a Secretaria do Turismo colaborou para que as turmas do 7º ano descobrissem que o turismo é uma das fontes de renda da região e desperta a expectativa de melhores condições de vida para a população da cidade.
Conhecer os ceramistas de Brotas foi outra experiência interessante que os alunos vivenciaram. A explicação sobre a técnica japonesa centenária de queima de cerâmica, o Raku, foi, para a maioria, uma grande novidade. Nessa técnica, as peças incandescentes são retiradas do forno e resfriadas, e o choque térmico causa efeitos que tornam cada peça única. O Raku era uma extensão da Cerimônia do Chá dos imperadores japoneses. Os alunos puderam apreciar a modelagem da argila no torno e, posteriormente, modelaram sua própria peça, valorizando o trabalho manual.
Ao retornarem a São Paulo, assistiram a uma aula interdisciplinar, em que foram abordados diferentes conteúdos, e iniciaram a escrita de seus Cadernos de Viagem. Todas as anotações, impressões e descobertas trazidas de Brotas por meio de textos, fotografias e desenhos foram utilizadas, tornando cada registro único.
A construção do relato de viagem contribui para que os alunos guardem na memória as informações fundamentais dos momentos de aprendizagem e de lazer, que proporcionaram, ao longo deste Estudo do Meio, uma experiência de convívio que enriqueceu, ampliou e consolidou as relações entre os próprios alunos e entre eles e seus professores.