Explicando a realidade: as lendas e a tradição oral
3 de julho de 2019
Como surgiu a noite? Como surgiram as estrelas? E as árvores? E os bichos todos? E a chuva, os raios e trovões? De onde veio tudo o que vemos na natureza?
Com perguntas como essas, as crianças do 3º ano iniciaram o segundo trimestre em busca de respostas e explicações para os elementos e fenômenos da natureza. Esse trabalho de investigação foi o que tornou possível o surgimento de muitas narrativas combinando fatos reais e históricos com os fatos irreais. Foi então que os alunos entraram em contato com explicações até então desconhecidas: as lendas.
As lendas foram criadas por inúmeros povos de diversos lugares sempre com o mesmo objetivo: criar explicações fantásticas para fenômenos naturais até então não explicados pela Ciência.
Para conhecer mais esse gênero, as crianças vivenciaram uma série de atividades: foram sensibilizadas com lendas de diversas origens, ouviram e leram histórias, assistiram a animações e criaram suas próprias explicações.
Como parte desse projeto, uma nova atividade foi proporcionada aos alunos. Trata-se do contato mais próximo com uma marcante característica estudada sobre o gênero: o fato de as lendas serem histórias de tradição oral, conhecimentos passados de geração em geração. Para isso, convidamos Danuza Novais, contadora de histórias, que trouxe narrativas vindas da tradição africana, mais especificamente de Gana. Ao contar a história de Ananse, uma aranha-homem, Danuza interagiu com as crianças e apresentou músicas e brincadeiras, trazendo o ritmo marcante da África e a importância da interação entre as pessoas.
Outras atividades sobre esse tema serão desenvolvidas no segundo semestre. Aguardem novidades!