“Gaudí: Barcelona, 1900”
22 de fevereiro de 2017
Com o intuito de ampliar referências estudadas e estimular o potencial sensível e reflexivo dos nossos alunos, a equipe de Espanhol organizou uma visita à exposição Gaudí: Barcelona, 1900, no Instituto Tomie Ohtake, para sua aula inaugural com os alunos do 9º ano.
A mostra deixa de lado o Gaudí das fotos e dos cartões-postais e mergulha na essência do arquiteto espanhol (1852-1926) que revolucionou conceitualmente a arquitetura no início do século XX.
Gaudí: Barcelona, 1900 apresenta a genialidade do artista no contexto da virada do século, quando Barcelona vivia um intenso processo de industrialização e um grande crescimento populacional que demandava a expansão da cidade. A cena cultural, política e econômica engendrava um grande movimento de embelezamento e criação que, financiado pela burguesia ascendente e letrada, teve desdobramentos singulares na integração entre urbanismo, arquitetura, arte, design e indústria.
A linguagem própria e universal de Gaudí e o contexto cultural e artístico do Modernismo catalão em que se desenvolveu a obra gaudiana são apresentados de modo paralelo na mostra que foi organizada, basicamente, em duas salas: a Sala Barcelona, 1900, que permite um passeio pelo ambiente de efervescência cultural que existia na cidade, por meio de esculturas, pinturas e móveis criados por alguns contemporâneos do artista, e a Sala Gaudí, que apresenta uma mostra da estética criativa e única do arquiteto a partir de 46 maquetes e 25 peças, entre objetos e móveis criados por ele.
Gaudí: Barcelona, 1900 foi uma grande oportunidade de aproximar ainda mais os alunos do 9º ano ao universo do arquiteto espanhol, uma vez que já havia sido tema dos Estudos Culturais do curso de Espanhol no 8º ano. Durante a visita, os alunos puderam reconhecer aspectos da obra gaudiana estudados anteriormente e ampliar seu repertório acerca do artista catalão; para isso, utilizaram um material elaborado pela equipe de Espanhol para acompanhar pinturas, maquetes, mobiliário, fotografias e estruturas monumentais. Além disso, puderam conhecer novos detalhes de sua obra, particularmente no que diz respeito a seu processo criativo.
A atividade fez parte de uma parceria entre as disciplinas de Geografia, Desenho Geométrico e Espanhol, proposta interdisciplinar que possibilitou trabalhar, dentro de um contexto de língua e cultura, temas como urbanização, industrialização e o estudo de estrutura e forma a partir da geometria.