Guernica e a Guerra Civil Espanhola

24 de maio de 2017


Em abril deste ano, a obra Guernica, de Pablo Picasso, completou 80 anos. Trata-se do maior painel do pintor espanhol e representa o terrível bombardeio na vila espanhola de Guernica, no País Basco, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), considerada por muitos historiadores um preâmbulo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Ao longo do 2º bimestre, os alunos do 1º ano abordaram, nas aulas de Espanhol, a Guerra Civil Espanhola e o franquismo, a partir do famoso mural de Picasso e de outros textos e vídeos artísticos, informativos e jornalísticos, que também abarcavam a ditadura de Francisco Franco (1939-1975) e a Constituição Espanhola de 1978, que passou a definir o país como um Estado democrático de direito.

Com o objetivo de incentivar e valorizar o trabalho investigativo, os alunos assistiram à primeira parte do documentário España: 1936-39, La Guerra Civil, produzido pelo Istituto Luce, instituição pública da Itália – país que, junto com a Alemanha, apoiou o grupo nacionalista de Franco contra os republicanos durante a Guerra Civil Espanhola. A atividade promoveu ainda uma releitura de Guernica e estabeleceu, portanto, um diálogo entre o olhar artístico de Picasso e o olhar histórico-jornalístico do documentário.

Após a exibição, os alunos participaram de uma discussão em espanhol a partir de dados do documentário e puderam articular tais informações ao tema tratado nas aulas de Estudios Culturales, ampliando, dessa forma, seu repertório cultural acerca dos conflitos bélicos e político-ideológicos do século XX.

 

Equipe de Espanhol.