Oficina de Plantio de Sementes

17 de outubro de 2017


As crianças têm uma grande curiosidade pelos fenômenos naturais, criam hipóteses para justificarem o que observam, na tentativa de compreender melhor o mundo em que estão inseridas. Para instigar ainda mais essa curiosidade, estudamos o tema Plantas no Infantil 4. Programamos uma série de atividades e situações em que incentivamos nossos alunos observar, levantar suposições, comparar, pesquisar, realizar experimentos e chegar a conclusões. Assim, aos poucos, transformamos curiosidade em conhecimento.

Com esse objetivo, em setembro, organizamos uma oficina sobre plantação de sementes, ministrada por Ana Paula Souza, arquiteta que trabalha com instalações de hortas em pequenos espaços.

A oficina aconteceu no pátio do primeiro andar, local em que nossos alunos estão acostumados a brincar. Foi uma grande surpresa para eles ver um espaço tão familiar totalmente transformado para a atividade.

Essa oficina contou com três estações:

  • estufa de sementes – nesse espaço, nossos alunos foram apresentados às sementes nativas brasileiras em estado de dormência. Muito curiosos, observaram com lupa, fizeram uma série de perguntas aos biólogos que acompanharam a oficina e manipularam livremente as sementes dos mais variados tipos e tamanhos que estavam expostas;
  • plantio – com pequenos vasos, pazinhas e terra, plantaram sementes de girassol e abobrinha e aprenderam sobre os cuidados necessários para que elas brotem;
  • jogo de montar – em um espaço especialmente organizado com grandes varetas de madeira e peças de encaixe, as crianças montaram e desmontaram, de várias formas, uma grande “floresta”.

Antes de iniciar o trabalho, as turmas do Infantil 4 foram recebidas por Ana Paula e, em roda, receberam explicações a respeito do que aconteceria em cada canto, ouviram curiosidades sobre as sementes, suas formas de dispersão, contaram sobre o que já haviam estudado e fizeram perguntas para esclarecer suas dúvidas antes de começarem as atividades.

Essa vivência alimentou, ainda mais, a curiosidade e a postura investigativa de nossos alunos pelas plantas. Agora, com mais informações, cada classe plantará sementes, acompanhará a germinação e o desenvolvimento de suas plantas. Por e-mail, poderão se comunicar com Ana Paula para esclarecer possíveis dúvidas e contar sobre os progressos do plantio.

Quer saber mais sobre como foi a experiência dos alunos nessa oficina?

Clique aqui para ver o vídeo.