Infantil 4 se encanta com a beleza do Borboletário do Jardim Botânico de Diadema
27 de setembro de 2016
A visita ao Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira foi muito aguardada por nossos alunos. Todos estavam curiosos para ver as borboletas e comprovar o que já haviam estudado em sala de aula.
Como o Borboletário está localizado dentro do Jardim Botânico de Diadema, essa visita proporcionou a oportunidade de conhecer, também, um trecho de mata atlântica nativa. Ao caminharem pela trilha na mata, nossos alunos aprenderam, com o auxílio dos monitores, um pouco mais sobre algumas espécies de árvores, conheceram diferentes tipos de plantas e puderam observar e comparar semelhanças e diferenças entre elas: altura, espessura do tronco, tamanho e cor das flores, além da presença ou não de flores e frutos.
O Jardim Botânico de Diadema possui uma estufa. Ao visitá-la, nossas crianças aprenderam a produzir mudas de diversas plantas e observaram quais as necessidades e os cuidados especiais para seu cultivo, assim como a textura, o perfume e as diferentes tonalidades de cada espécie.
Durante o passeio, os alunos realizaram várias atividades para entender melhor o ciclo de vida das borboletas. Por meio de material especialmente preparado para análise, eles acompanharam cada etapa do ciclo de metamorfose da borboleta. Contudo, o ponto alto dessa visita foi a entrada no espaço do Borboletário. Em seu interior, cerca de 30 espécies de plantas fornecem abrigo, alimento e local de reprodução para uma média de 60 borboletas da espécie Ascia (nome popular: olho-de-coruja). Nossos alunos puderam ver bem de perto folhas com ovinhos e muitas borboletas. Entraram em contato, também, com outros bichos de jardim, como bicho-pau, minhocas e centopeias.
O olhar atento de cada criança e a euforia em suas falas nos fizeram ter certeza de que esse foi, sem dúvida, um momento significativo em suas vidas.