Infantil 4 vai ao MAC

28 de novembro de 2017


O fazer artístico permeia o dia a dia da Educação Infantil. Munidas de canetas, lápis de cor, tintas diversas e papéis coloridos, nossas crianças representam sua realidade e dão asas à imaginação. Fazer esculturas e desenhos, colori-los, observar as produções dos amigos e conversar sobre elas é algo natural e muito apreciado nessa fase do desenvolvimento infantil.

Dessa forma, gradativamente, a criança constrói suas noções sobre arte. Contudo, para que isso aconteça de forma eficaz, é essencial que, além do fazer artístico e da experimentação, ela tenha um bom repertório visual, baseado em produções artísticas de qualidade.

Para propiciar a ampliação do repertório visual, bem como do repertório cultural, levamos nossos alunos do Infantil 4 ao MAC (Museu de Arte Contemporânea), aproximando-os do ambiente de aprendizagem não formal que um museu proporciona.

O planejamento dessa visita foi cuidadosamente pensado, começando pela seleção das obras, de modo que as crianças pudessem apreciar quadros, esculturas e instalações.

Em sala de aula, antes da visita, apresentamos aos nossos alunos fotos das obras que encontrariam no museu, para familiarizá-los com o objeto de estudo. Sendo assim, quando chegaram ao MAC e encontraram as obras originais, as crianças ficaram empolgadas em reconhecê-las, fizeram apontamentos e comparações sobre cores, tamanhos e dimensões.

A ação educativa de uma visita a um museu nessa faixa etária não se limita somente à exposição, mas também envolve o respeito às regras de comportamento que esse ambiente exige: andar de maneira adequada, falar em tom baixo e, nessa situação específica, valer-se apenas da visão, pois a proposta era não interagir com as obras de arte, mas observá-las.

Nossos alunos caminhavam entre as obras com olhares de admiração, e tudo o que viam era motivo para comentários. Tiveram mais uma possibilidade de desenvolver um olhar atento ao entorno e apreciaram diversas obras, o que, com certeza, aguçou ainda mais a percepção e a imaginação de cada um.