Infantil 4 vai ao Viveiro Manequinho Lopes
8 de dezembro de 2017
Para finalizar nosso estudo sobre plantas, visitamos o Viveiro Manequinho Lopes, que fica no Parque Ibirapuera e tem como função principal produzir mudas de plantas destinadas ao plantio em áreas públicas, bem como promover a arborização e o ajardinamento de espaços da cidade.
Nossos alunos chegaram ao viveiro muito animados e alguns até reconheceram o espaço como um lugar frequentado por eles e suas famílias. Antes do passeio nos canteiros, entraram na escola de jardinagem e lá ouviram dos monitores curiosidades sobre o parque, especialmente acerca das árvores e dos pássaros que habitam o lugar. Apreciaram fotos, escutaram o canto dos pássaros e conheceram várias sementes. Em seguida, foram convidados a passear pelo viveiro e reconheceram as sementes e os pássaros que lhes foram apresentados anteriormente.
Fizeram uma visita ao Jardim das Sensações, espaço em que todos os sentidos são aguçados por meio do contato direto com plantas de diferentes cores, formas, texturas e aromas. Nesse local, as crianças foram incentivadas a tocar nas plantas, aproximar-se para sentir seu cheiro e observar de perto, com uma lupa, todos os detalhes de sua forma. Nesse jardim, as crianças caminharam livremente, explorando o espaço, e vibraram com cada descoberta: “Isso é hortelã!”; “Essa planta também tem na minha casa.”; “Olha essa! Tem cheiro de perfume!”. Descobriram também espécies que haviam apenas visto em ilustrações e conheceram uma série de plantas usadas na preparação de alimentos.
No caminho, enfrentaram o desafio de sair de um labirinto de arbustos usando apenas algumas dicas dadas pelos monitores. As crianças se divertiram muito e foram compartilhando as descobertas de caminhos com os amigos, dizendo, por exemplo: “Venham aqui! Encontrei o meio!”, “Olha! Por aqui tem uma saída!”. Assim, juntos, encontraram a saída e vibraram muito. Ainda puderam conhecer o ceboleiro, árvore de quase 100 anos de idade conhecida por suas enormes raízes; sobre elas, brincaram de escalar, aproveitando para se refrescar embaixo da enorme copa.
Ao final da visita, fizemos um gostoso piquenique à sombra das árvores.
Conhecer esse pedacinho especial do Parque Ibirapuera, local tão frequentado por nossas crianças, foi uma experiência nova e fascinante. Tantas árvores, cores e flores despertaram ainda mais o interesse dos alunos e encantaram a todos.